Matriciamento
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Palabras clave

Matriciamento
Equipe multidisciplinar
Saúde pública

Cómo citar

Zeeberg, A., Camargo de Moreira Couto, S. C., & Barbosa Cardoso, R. E. (2018). Matriciamento: construção de um novo olhar entre a educação e a saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 19(supl), 23–25. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34570

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar a construção de olhar ampliado de educadores municipais e profissionais de saúde através do matriciamento, buscando a discussão da despatologização da infância. Essa construção iniciou-se da necessidade de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde/Saúde Mental para criação de uma equipe multidisciplinar, através do apoio matricial, a fim de discutir os casos, à luz dos diversos saberes e conhecimentos, dos alunos que necessitam de um atendimento diferenciado inclusos em ensino regular nas unidades escolares do município. A partir das reuniões quinzenais entre os profissionais da educação e da saúde foi possível estabelecer um diálogo entre as duas secretarias e nortear os possíveis encaminhamentos, tanto educacionais como clínicos, tendo, assim, reduzido o alto índice de encaminhamentos com demandas equivocadas, evitando-se a patologização precoce da infância

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Citas

1. Brandão Júnior PMC, Canavez F, Ramos PL. Entre saúde e educação: sobre um ambulatório de saúde mental infantojuvenil. Interface
Botucatu. Setembro 2017 [acesso em 2 mar 2018]; Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1414-
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2. Colares C, Garrido J, Moysés MA, Cavalheiro MT, Villar R (orgs.). Referências Teóricas e Práticas para a construção de propostas
despatologizantes na saúde e na educação.2016 [acesso em 2 mar 2018]; Disponível em https://www.despatologiza.com.br/referencias-
teoricas-e-praticas
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Derechos de autor 2018 Aline Zeeberg, Solange Cristina Camargo de Moreira Couto, Regina Estela Barbosa Cardoso

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