Resumen
A SMS de Embu-Guaçu, ao assumir a gestão no início de 2017, de- finiu como prioridade a adoção de um modelo de gestão democrática e participativa, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários em um processo compartilhado de construção e fortalecimento do SUS no âmbito municipal: reafirmando seus princípios e diretrizes; valorizando os diferentes mecanismos de participação popular e de controle social nos processos de gestão; ampliando os espaços de escuta dos trabalhadores e da sociedade, articulando-os com a gestão do sistema e a formulação de políticas públicas de saúde e promovendo a inclusão social de populações específicas, visando à equidade no exercício da cidadania e do direito à saúde. Esse processo, ainda em construção, vem apontando avanços na implementação de políticas que ampliem o acesso com equidade e integralidade no cuidado.
Citas
da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Brasília: MS; 2010.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS –
ParticipaSUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2018 Isabel Cristina Pagliarini Fuentes, Maria Dava Amim dos Santos