O planejamento estratégico como ferramenta para a implementação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde
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Palabras clave

Educação Permanente em Saúde
Gestão em Saúde
Planejamento Estratégico Situacional

Cómo citar

Ventura Mascarelle, R. C., de Souza May, T., do Santos Costa, C., Souza, E. R., Taino, E., & Teixeira dos Santos, . R. (2015). O planejamento estratégico como ferramenta para a implementação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 65–68. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35565

Resumen

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde oferece suporte para busca de reflexão crítica sobre as práticas de atenção, gestão e formação, sendo um processo educativo aplicado ao trabalho, possibilitando mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas e uma melhor articulação para dentro e fora das instituições. Implementar a Política de Educação Permanente favorece a gestão do trabalho em Saúde, desenvolvendo gestores com olhar crítico para as condições do trabalho e proporcionando melhoria da qualidade do atendimento do SUS. Para esta implementação utilizou-se do Planejamento Estratégico Situacional (PES), buscando reconhecer a realidade através da priorização de macroproblemas e empregando a ferramenta árvore explicativa para o identificar o nó crítico, propondo assim, ações de intervenção. A Educação Permanente em Saúde deve funcionar como um dispositivo do Sistema Único de Saúde para propor mudanças nas práticas de saúde e nas práticas profissionais, através da reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais reais em ação na rede de serviços.

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Citas

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