Divulgação científica
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Divulgação científica
Valor da ciência
Desenvolvimento
Pseudociência
Notícias falsas

Cómo citar

Queiroz , M. R. (2020). Divulgação científica: difusão do conhecimento permitindo a geração de mais conhecimentos. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 21(1), 105–109. https://doi.org/10.52753/bis.v21i1.36733

Resumen

A difusão do conhecimento é muito importante, tanto entre os pares, no meio acadêmico-científico, como para a população, por meio da divulgação científica. O presente ensaio tem como objetivo discutir a importância do preparo de cientistas para a comunicação com seus pares acadêmicos e com a sociedade visto que hoje em dia os interesses mudaram e a postura exigida dos pesquisadores mudou também. Além disso, verifica-se a não valorização da ciência por parte da sociedade brasileira, e isso se mistura com a necessidade de se obter fundos para realizar estudos e a falta de mecanismos nacionais que permitam maior disseminação das pesquisas brasileiras. Uma divulgação científica malfeita ou sua escassez criam lacunas ocupadas por notícias falsas (fake news), teorias da conspiração ou a pseudociência. Todo cientista consciente de seu
papel na sociedade merece que seu trabalho seja compreendido pelo maior número de pessoas, beneficiando a vida em comunidade e o uso sustentável dos recursos do planeta. A divulgação científica quando feita com dedicação e de forma deliberada auxilia também na criação de novas parcerias e o aporte de mais verbas para as pesquisas.

https://doi.org/10.52753/bis.v21i1.36733
PDF (Português (Brasil))

Citas

1. Bueno WC. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Rev.Inf. Inf. 2010;(15):1–12.
2. Sagan C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2006.
3. Weidman N. Burnham, popular science, and popularization. ISIS. 2019;110(4):758–61.
4. Oliveira JM de. Ciência e divulgação científica: reflexões sobre o processo de produção e socialização do saber. Rev. Caligrama.2007;3(1):1-20.
5. Ghys E. The Butterfly Effect. In: The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Cham: Springer International Publishing;2015. P.19–39.
6. Escobar H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. In: Carlos Vogt Marina Gomes Ricardo Muniz, organizadores. ComCiência e
Divulgação Científica. UNICAMP; 2018. p. 31–35.
7. Kuppermann A. Investimentos em ciência e tecnologia. Rev. Estud. av. 1994 ;8(20):18–22.
8. Righetti S. Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In: Carlos Vogt Marina Gomes Ricardo Muniz, organizadores.
ComCiência e Divulgação Científica. UNICAMP;2018. p. 23–29.
9. Brownell SE, Price J V, Steinman L. Science Communication to the General Public: Why We Need to Teach Undergraduate and Graduate Students this Skill as Part of Their Formal Scientific Training. J Undergrad Neurosci Educ. 2013;12(1):6–10.
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2020 Mariana Ramos Queiroz

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...