Acolhimento em Atenção primária à saúde
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Acolhimento; Educação médica; Currículo; Atenção primária à saúde

Cómo citar

Felício de Oliveira, C. ., Ponnet, L., Arantes Mello, G., & Piva Demarzo, M. M. (2014). Acolhimento em Atenção primária à saúde: papel na graduação em medicina. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 15(2), 43–55. https://doi.org/10.52753/bis.v15i2.37389

Resumen

O presente relato discute o papel do acolhimento em Atenção Primária à Saúde na graduação em medicina, a partir da refl exão sobre a experiência dos autores junto ao Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, especifi camente na Unidade Educacional de Prática Profi ssional do Ciclo I (1º e 2º anos médicos), realizada junto às Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos-SP, levando-se em conta potencialidades e difi culdades. A atividade educacional relacionada à vivência do acolhimento em APS mostra potencialidades para o desenvolvimento e aplicação dos preceitos constitucionais do capitulo da saúde, favorecendo a criação de signifi cado aos estudantes quanto à integralidade do cuidado, com foco no acesso universal aos serviços de saúde. O contato na graduação em medicina com tal estratégia tem grande potencial na formação de profi ssionais que tenham competência para o entendimento das necessidades das pessoas, famílias e comunidades, para a gestão de serviços e aplicação do conceito de integralidade do cuidado. Propõe-se, assim, que o acolhimento seja uma das ferramentas pedagógicas nos currículos médicos em transformação, dentro de um contexto de reforma do ensino médico com vistas às necessidades de saúde da população brasileira.

https://doi.org/10.52753/bis.v15i2.37389
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