Humanização da assistência à saúde
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Humanização
Assistência à saúde

Cómo citar

Seixas, J. C. (2005). Humanização da assistência à saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (36), 4–5. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37533

Resumen

No relacionamento interpessoal do “paciente com o médico”, ou, do usuário com o profissional de saúde, o cliente sentia-se acolhido, apoiado e tranqüilizado pelo
prestador da assistência: Ser acolhido: na condição de pessoa, gente, um igual, mas com uma incapacidade ou fragilidade física ou psíquica, valorizada a partir de determinado momento ou circunstância; pessoas com uma dor física, com ou sem sofrimento mental; com uma insegurança quanto ao futuro; pessoa com um medo quanto a sua sobrevida. Ser apoiado: por um ou por vários profissionais com capacitação tecnocientífica e psicossocial, a serviço do paciente, para ajudá-lo a superar suas limitações e sofrimentos.

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Citas

VAITSMAN, J; ANDRADE, B.R.G. Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização à assistência. Rio de Janeiro, Saúde e Sociedade, v3, 2005. p.36

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