A instrumentalização do pesquisador para a elaboração e obtenção do TCLE
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Ética
Ética na pesquisa

Cómo citar

Greger Tavares, S. M. (2005). A instrumentalização do pesquisador para a elaboração e obtenção do TCLE: uma proposta metodológica. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (35), 42–44. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37568

Resumen

É possível aprender/ensinar Ética? Eis uma questão desafiadora que me inquieta desde os tempos da graduação. Lembro que ao fazer a disciplina Ética
Profissional, no último ano do curso de Psicologia, refleti profundamente sobre o quanto aquela forma mecanicista de aprendizagem sobre o código de ética profissional e suas aplicações iria realmente ser incorporada à minha identidade sócio-profissional. Anos mais tarde, ao atuar como pesquisadora participante, em nível de mestrado e doutorado, a mesma questão retornou de forma mais complexa por meio do desvendamento no campo de investigação, da indiscutível articulação entre a ética nas práticas profissional e de pesquisa. O encontro entre o psicólogo e o sujeito que demanda seus serviços, assim como a interação entre pesquisador e pesquisado, em qualquer modalidade de investigação, trata-se de relacionamentos humanos e como tais são atravessados por múltiplas projeções e resistências que podem levar a idealizações, preconceitos ou bloqueios no processo de comunicação.

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Citas

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Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

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