Indicadores para o diálogo
artigo (Português (Brasil))

Palabras clave

Qualidade de vida
Indicadores

Cómo citar

Kayano, J. (2004). Indicadores para o diálogo. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (32), 37–38. Recuperado a partir de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38018

Resumen

Segundo Nahas (2003) , o grande motivador da elaboração e uso de indicadores para avaliar o meio urbano foi o IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, lançado pelo PNUD em 1990. O IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Ele parte do pressuposto de que para aferir o avanço de uma população não se deve considerar apenas a dimensão
econômica, dada pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

artigo (Português (Brasil))

Citas

NAHAS, MARIA INÊS P. (2003) Indicadores intra-urbanos como instrumentos de gestão da qualidade de vida urbana em grandes cidades: discussão teórico-metodológica. Disponível em: http://www.virtual.pucminas.br/idhs/site/ conteudo/pobreza_artigos.htm. Acesso em março/2004.

TELLES, VERA S. (2003) Indicadores Sociais entre Objetividade e Subjetividade, In Passos, CAK (Org.) Indicadores, ONGs e Cidadania – contribuições sociopolíticas e metodológicas. Curitiba: ADITEPP/Pólis [GT Indicadores da Plataforma Contrapartes Novib].

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2004 Jorge Kayano

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...