Resumen
0 presente artigo se refere ao Ambulatério Transdisciplinar de Identidade de Género e Orientação Sexual (AMTIGOS). Trata-se de
uma pesquisa qualitativa sob o viés etnografico que toma como referencial a literatura produzida sobre género, sexualidade e dinâmica familiar, contemplando estes arranjos em sua especificidade histórico-cultural. Considerando o déficit de materiais resultantes da escuta da experiéncia dos pais quando confrontados com as variabilidades de gênero, este artigo é um preambulo que tem como objetivo elaborar um protocolo de atendimento aos pais e familiares de criancas em situacdes conflituosas de gênero a partir das reflexões sobre a assisténcia desenvolvida pela pesquisadora nas dependências do AMTIGOS. Para tanto, utilizou-se como escopo as diretrizes de atendimento clinico do local, que prevé um sujeito ativo na constituicao da sua personalidade, participante do seu processo de desenvolvimento, sendo capaz de apropriar-se das múltiplas determinagdes que se expressam em suas ações, sentimentos e pensamentos. Pautado neste posicionamento, verificou-se formas de enfrentamento ao sofrimento e adversidades apresentadas no âmbito do atendimento das familias e da criança/adolescente implicado na pesquisa.
Citas
Vaitsman J. Subjetividade e paradigma de conhecimento. Bol. Técn. Senac. 2008; 21(2):50-70.
Rago M. Epistemologia feminista, gênero e história. masculino, feminino, plural. Florianópolis: Editora Mulheres; 1998.
Walsh C. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgenciais politico-epistémicas de refundar el Estado. Rev. Tabula Rasa. 2008; 21(2):55-75.
Saffioti HI. O poder do macho. São Paulo: Editora Moderna; 1987.
Kimmel M. Masculinidade como homofobia: medo, vergonha e silêncio na construção de identidade de gênero. Equatorial- Rev. Progr. Pés-Gradu. Antrop. Soc. 2016; 3(4):97-124.
Corbin A, Courtine JJ, Vigarello G. Histéria da virilidade. Petrópolis: Vozes, 2013.
Berger P, Luckmann T. A construcao social da realidade: tratado de Sociologia do Conhecimento. 21. ed. Petrópolis: Vozes; 2002.
Aimeida M. Gênero, masculinidade e poder: revendo um caso do sul de Portugal. In: Anuár. Antrop. 1996; 20(1):161-189.
Saadeh A. Transtorno de identidade sexual: um estudo psicopatológico de transexualismo masculino e feminino [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.
Breakwell G, Hammond S, Fife-Schaw C. Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed Editora; 2010.
WPATH - World Professional Association for Transgender Health [internet]. [acesso em 5 abr 2022]. Disponível em: https://www.wpath.org/.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2023 Beatriz Bork, Alexandre Saadeh