Estratégias de aprendizado que funcionam
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Palabras clave

Prática de estudo espaçado
repetição espaçada
estudo intervalado

Cómo citar

Lourenço, A. (2022). Estratégias de aprendizado que funcionam: prática de estudo espaçado. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(2), 83–91. https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39874

Resumen

Adotar estratégias de estudo que sejam eficientes é algo óbvio. Não tão óbvio é determinar quais estratégias funcionam realmente.
O esforço mental e o tempo gasto são fortes sugestões indiretas de uma pressuposta eficácia, mas isso é um erro. Colocadas
lado a lado, muitas estratégias de força bruta se revelam fracas para se alcançar memorização, aprendizado e raciocínio. Dentre
as estratégias de estudo que foram efetivamente testadas e mostraram resultados consistentes e positivos, temos a prática de
estudo espaçado (DL). O DL consiste em estudar fazendo interrupções programadas entre as sessões de estudo, sendo os intervalos
entre as sessões bastante variáveis (segundos, minutos, horas, dias, semanas ou meses). Comparado com o estudo em bloco
único (ML), o DL é bastante superior. Há algumas teorias para explicar essa superioridade verificada: processamento deficiente,
codificação variada, consolidação e recuperação de estudo. Seja qual for o real motivo da sua eficiência, adotá-la seria uma medida
inteligente e necessária em tempos de excesso de estímulos e escassez de tempo. Infelizmente não há consenso dos autores
acerca dos intervalos ideais, mas alguns dados combinados com o contexto de estudo indicam que é possível se chegar em intervalos realistas que trabalhem a favor de um bom aprendizado

https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39874
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