Resumen
A inclusão da natureza da ciência (NdC) nos currículos de ciências passou a ser uma preocupação, uma vez que a NdC pode contribuir para a formação de indivíduos cientificamente alfabetizados. Apresentamos uma narrativa histórica, que contém episódios associados à descrição da doença de Chagas e que permite explorar aspectos de NdC, além de outros conteúdos científicos. A narrativa histórica foi validada pela leitura crítica por pares e pela sua aplicação em vários contextos educacionais, num esforço para torná-la mais clara e coerente, dada a carência de materiais didáticos com abordagem histórica e investigativa para o ensino médio. Os 13 conjuntos de Questões para pensar presentes na narrativa histórica marcam pontos para o levantamento de hipóteses, discussão e interação, potencializando uma aprendizagem ativa, via engajamento e aprofundamento da compreensão de conceitos científicos e da ciência de um modo mais amplo. A narrativa histórica é apresentada na íntegra, para uso por professores do ensino médio, com indicações de materiais complementares acessíveis no mesmo número desta publicação. Apresentamos, ainda, uma breve reflexão sobre as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) com as quais a narrativa histórica dialoga.
Citas
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