v. 13 n. 2 (2017): A história e o ensino da natureza da ciência
A história e o ensino da natureza da ciência

Novas instalações do laboratório de antígenos tóxicos de seção de Imunoterapia. Relatório anual de gestão 1944, página 37. Acervo do Núcleo de Documentação do Instituto Butantan.

Edição completa
PDF

Apresentação

Comissão Editorial
7-10
Apresentação
PDF
Douglas Allchin
11-17
Introdução − Da História ao Ensino da Natureza da Ciência
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33798
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33798

Artigo Original

Nathália Helena Azevedo, Thiago Marinho Del Corso
19-53
“A doença dos trabalhadores da estrada de ferro” : uma narrativa histórica e suas potencialidades para explorar aspectos de natureza da ciência
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33799
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33799
Fernanda Pardini Ricci, Karen Kellen Silva Teixeira, Adriano Dias de Oliveira
55-79
O estudo do caso histórico de Vital Brazil em sala de aula: uma ferramenta para investigar a visão dos alunos sobre os desafios enfrentados durante uma pesquisa cientifica
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33805
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33805
Fausto de Oliveira Gomes, Gabriel de Moura Silva
81-99
A genética no Brasil entre 1934 e 1956: um estudo de caso histórico para o ensino de natureza da ciência
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33801
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33801
Douglas Allchin
101-126
Casos de investigação histórica para o aprendizado da natureza da ciência
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33802
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33802
Débora Aymoré
128-150
Três casos de aconselhamento genético no Brasil
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33810
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33810

Ensaio/Textos Didáticos

Fernanda Pardini Ricci
151-152
Casos históricos investigativos completos para a sala de aula
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33806
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33806
Nathália Helena Azevedo, Thiago Marinho Del Corso
154-182
“A doença dos trabalhadores da estrada de ferro”: uma narrativa histórica e suas potencialidades para explorar aspectos de natureza da ciência
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33807
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33807
Adriano Dias de Oliveira, Fernanda Pardini Ricci
184-232
Caso de estudo: Vital Brazil e as mordidas de cobras
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33808
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33808
Fausto de Oliveira Gomes, Gabriel de Moura Silva
234-262
Dreyfus, Dobzhansky e a Genética no Brasil
https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33809
PDF
DOI: https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2017.v13.33809