Ciência brasileira em ação: natureza e história nas investigações da Comissão Científica de Exploração (1859 – 1861)
Capa do fascículo da revista Cadernos de história da ciência com o título Ciência, intelectuais e nação no Brasil e ilustração de uma ave Paroaria dominicana sobre um galho.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Comissão Científica de Exploração
Ciência Nacional
Identidade Nacional

Cómo citar

Cavalcante, F. H. B. (2013). Ciência brasileira em ação: natureza e história nas investigações da Comissão Científica de Exploração (1859 – 1861). Cadernos De História Da Ciência , 9(2), 11–41. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2013.v9.34307

Resumen

O presente artigo apresenta a Comissão Científica de Exploração das Províncias do Norte, formada em 1857 com o objetivo de mapear e explorar as prováveis riquezas naturais, culturais e históricas do interior do Império brasileiro, tendo como objeto
os apontamentos que resultaram das investigações dos cientistas brasileiros elencados para participar dessa viagem naturalista. O papel que a Comissão Científica, juntamente com as instituições científicas, culturais e políticas do Império exerceram no processo de afirmação e legitimação de uma identidade brasileira homogênea e grandiosa e das ciências
naturais no Brasil no século XIX, assim como se articulou a formação e execução dessa expedição constituem algumas discussões presentes neste trabalho. Nesse sentido, pretendo analisar como a preocupação em perscrutar a natureza brasileira - dotando-a de significados simbólicos, históricos e culturais - e reunir elementos e documentos para a elaboração da História do Brasil e para a construção de sua identidade enquanto uma nação soberana fizeram parte doprojeto que tornou possível a existência e realização da Comissão Científica de Exploração.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2013.v9.34307
PDF (Português (Brasil))

Citas

Alemão FF. Diário de viagem de Francisco Freire Alemão (1859-1861). Fortaleza (CE): Fundação Waldemar Alcântara, 2011.
Anderson BR. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Hobsbawn EJ. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
Braga R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza (CE): Edições Demócrito Rocha, 2004 (Coleção Clássicos Cearenses).
Capanema GS. Ziguezague da Seção Geológica da Comissão Científica do Norte. In: Porto Alegre MS. Os ziguezagues do Dr. Capanema. Fortaleza (CE): Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006, p.153-323.
Capanema GS. Apontamentos sobre secas no Ceará (1878). In: Capanema GS, Gabaglia GR. A seca no Ceará: escritos de Guilherme Capanema e Raja Gabaglia. Fortaleza (CE): Museu do Ceará; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006a, p.155-185.
Damasceno D, Cunha W. Os manuscritos do botânico Freire Alemão – catálogo e transcrição. Anais da Biblioteca Nacional – v(81), 1961.
Dean W. A Botânica e a política imperial: a introdução e a domesticação de plantas no Brasil. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, 1991. v(4) n(8): 216-228.
Dias AG. Proêmio. Trabalhos da Comissão Científica de Exploração. Rio de Janeiro: Tipografia Universal Laemmert, 1862. In: Braga R.
História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza (CE): Edições Demócrito Rocha, 2004, p.175-180.
_______ Parte Histórica. Trabalhos da Comissão Científica de Exploração. Rio de Janeiro: Tipografia Universal Laemmert, 1862. In:
Braga R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza (CE): Edições Demócrito Rocha, 2004, p.181-187; 244-293.uimarães MLS. Nação e Civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos
Históricos, Rio de Janeiro, 1988. v(1)n(1): 5-27.
Kury L. As viagens luso-americanas e as práticas científicas do século das luzes. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História –
ANPUH, São Paulo, julho 2011 [Acesso em 2011 Nov 19]. Disponível em: http://www.snh2011. anpuh.org/resources/anais/14/1300895704_ARQUIVO_instrucCNPQ.pdf..
Lagos MF. Instruções para a Comissão Científica de Exploração – Seção Zoológica. Trabalhos da Comissão Científica de Exploração. Rio de Janeiro: Tipografia Universal Laemmert,1862.
In: Braga R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza (CE): Edições Demócrito Rocha, 2004, p. 201-217.
Murari L. Natureza e Cultura no Brasil (1870 – 1922) - São Paulo: Alameda, 2009.
Naxara MRC. Sobre campo e cidade – olhar, sensibilidade e imaginário: em busca de um sentido explicativo para o Brasil no século XIX. [Tese de doutorado]. Campinas (SP): Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, 1999.
Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1856. t(19) suplem.: 10-12 / 114-116.
Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1861. t(24).
Silva CP. As “Viagens fiilosóficas” de João da Silva Feijó (1760 – 1824) no Ceará. História: Questões & Debates. Curitiba (PR), 2007. n(47): 179-201.
Silva-Filho ALM Nota Explicativa. In: Alemão FF. Diário de viagem de Francisco Freire Alemão, 1859 – volume I. Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2006, p.9-39.
Thomas K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. Tradução de João Roberto Martins Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Trabalhos da Comissão Científica de Exploração. Rio de Janeiro: Tipografia Universal Laemmert, 1862. In: Braga R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza (CE): Edições Demócrito Rocha, 2004, p.175-393.
Pratt ML. Os olhos do Império. Relatos de viagem e transculturação. Bauru (SP): EDUSC, 1999.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...