Análise e 1 enquadramento teórico da ciência e da religião em sete livros infantis que abordam Cristovão Colombo e Galileo Galilei
PDF (English)

Palavras-chave

Literatura infantil
história da ciência
comunicação científica
educação científica
diálogo ciência/religião

Como Citar

Mogk, K. S. (2014). Análise e 1 enquadramento teórico da ciência e da religião em sete livros infantis que abordam Cristovão Colombo e Galileo Galilei . Cadernos De História Da Ciência, 10(2), 57–82. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33916

Resumo

Como parte de meu curso de Comunicação Científica desenvolvido na Laurentian University (Sudbury, ON.), explorei como a ciência e a religião são abordados em sete livros infantis canadenses que abordam a vida de Cristovão Colombo e Galileu Galilei. Utilizando uma abordagem retórica, foram examinados os textos e as imagens desses livros a fim de compreender se possíveis conflitos entre ciência e religião são abordados e se esses conflitos aparecem de maneira balanceada, se pendem para um dos lados ou se aparecem de maneira não oposta. Utilizando o coeficiente de desequilíbrio (coefficient of imbalance) proposto por Janis e Fadner, foi possível quantificar os resultados e apontar que os livros analisados tendem a tratar a ciência e a religião de maneira equilibrada. Entretanto, quando analisadas as imagens nas sessões que apresentam conflitos conhecidos entre a igreja católica e Galileu ou Colombo, os livros se afastam de uma visão equilibrada da ciência e da religião e adotam uma posição de oposição, em alguns casos, e de não oposição, em outros.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2014.v10.33916
PDF (English)

Referências

AR BookFinder. (2014). Retrieved June 13, 2015, from http://www.arbookfind.com/default.aspx

Armbruster, D., Suchert, V., Gärtner, A., & Strobel, A. (2014). Threatening shapes: The impact of simple geometric configurations on peripheral physiological markers. Physiology & Behavior, 135, 215–221.

Aronoff, J. (2006). How We Recognize Angry and Happy Emotion in People, Places, and Things. Cross-Cultural Research, 40(1), 83–105.

Bar, M., & Neta, M. (2006). Humans prefer curved visual objects. Psychological Science, 17(8), 645–648.

Consolmagno, G. (2000). Brother Astronomer: Adventures of a Vatican Scientist. New York: McGraw-Hill.

Cormack, L. B. (2009). That Medieval Christians Taught That the Earth was Flat. In R. L. Numbers (Ed.), Galileo Goes to Jail and Other Myths About Science and Religion (pp. 28–34). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Crowley, S., & Hawhee, D. (2012). Acncient Rhetoric for Contemporary Students (5th ed.). New Jersey: Pearson Education.

Deephouse, D. L. (1996). Does isomorphism legitimate? Academy of Management Journal, 39(4), 1024–1039.

Ecklund, E. H., Johnson, D. R., Mamshari, S., Matthews, K. R. W., & Lewis, S. W. (2015). A Global Lab: Religion among Scientists in International Context. a conference report. Finocchiaro, M. A. (2009). That Galileo was Imprisoned and Tortured for Advocating Copernicanism. In R. L. Numbers (Ed.), galileo Goes to Jail and Other Myths About Science and Religion (pp. 68–78). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Foss, S. K. (2005). Theory of Visual Rhetoric. In K. Smith, S. Moriarty, G. Barbatsis, & K. Kenny (Eds.), Handbook of Visual Communicatin: Theory, Methods, and Media (pp. 141–152). Lodon: Lawrence Erlbaum Associates.

Francis. (2015). Laudato Si’ [Encyclical Letter on Care for our Common Home]. Vatican: Vatican Press.

Gould, S. J. (1999). Rocks of Ages: Science and Religion in the Fullness of Life. New York: Ballantine Books.

Greenhaus, J. H., Collins, K. M., & Shaw, J. D. (2003). The relation between work-family balance and quality of life. Journal of Vocational Behavior, 63(3), 510–531.

Janis, I. L., & Fadner, R. H. (1943). A coefficient of imbalance for content analysis. Psychometrika, 8(2), 105–119.

Krippendorff, K. (2013). Content Analysis: An Introduction to Its Methodology (3rd Editio.). London: SAGE.

Larson, C. L., Aronoff, J., Sarinopoulos, I. C., & Zhu, D. C. (2009). Recognizing threat: a simple geometric shape activates neural circuitry for threat detection. Journal of Cognitive Neuroscience, 21(8), 1523–1535.

Mellor, F. (2009). Image-Music-Text of Popular Science. In R. Holliman, E. Whitelegg, E. Scanlon, S. Smidt, & J. Thomas (Eds.), Investigating Science Communication in the Information Age: Implications for public engagement and popular media (pp. 205–220). Oxford: Oxford University Press.

Numbers, R. L. (2009). Introduction. In R. L. Numbers (Ed.), Galileo Goes to Jail and Other Myths About Science and Religion (pp. 1–7). Cambridge, MA: Harvard University Press. O’Leary, Z. (2010). The Essential Guide to Doing Your Research Project. London: Sage.

Reiss, M. J. (2008). Should science educators deal with the science/religion issue? Studies in Science Education, 44(2), 157–186.

Salkind, N. J. (2010). Statistics for People Who Think They Hate STatistics (2nd ed.). London: Sage. Samuels, S. J., Biesbrock, E., & Terry, P. R. (1974).

The Effect of Pictures on Children’s Attitudes Toward Presented Stories. The Journal of Educaiton Research, 67(6), 243–246.

Singham, M. (2007). Columbus and the Flat Earth Myth. Phi Delta Kappan, 88(08), 590–592.

Sturken, M., & Cartwright, L. (2009). Images, Power, and Politics. In Practices of Looking: An Introduction to Visual Culture (2nd ed., pp. 9–48). Oxford: Oxford University Press.

Watson, D. G., Blagrove, E., Evans, C., & Moore, L. (2012). Negative triangles : simple geometric shapes convey emotional valence. Emotion, 12(1), 18–22

Zhihui Fang. (1996). Illustrations , Text , and the Child Reader : What are Pictures in Children’s Storybooks for ? Reading Horizons, 37(2), 130–141.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...