Comissão Científica de Exploração: uma experiência de transição no fazer científico brasileiro
PDF

Palavras-chave

Comissão Científica de Exploração
história natural
nação

Como Citar

Teixeira, K. V. (2013). Comissão Científica de Exploração: uma experiência de transição no fazer científico brasileiro. Cadernos De História Da Ciência, 9(2), 42–65. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2013.v9.34308

Resumo

Em sua época, a Comissão Científica de Exploração conheceu a glória de ser a primeira expedição formada exclusivamente por brasileiros, destinada a encontrar no Ceará materiais e técnicas que acelerassem a marcha civilizatória do Império brasileiro — mas que logo se transformou em pecha de iniciativa malfadada, cara e inútil. O legado desta viagem exploratória passou décadas sem suscitar interesse entre os pesquisadores. Nos últimos anos, mesmo retomado por estudos acadêmicos, o tema ainda é lembrado mais pelo seu teor anedótico e por suas alcunhas pejorativas, chegando-se quase sempre à conclusão de que foi um empreendimento que não correspondeu às expectativas e investimentos. Além de proceder a uma revisão crítica das interpretações da expedição às províncias do Norte, gostaria de abordar aqui a experiência da Comissão Científica dentro das possibilidades e limites no uso da ciência como braço intelectual do desenvolvimento do Império, um país que buscava lidar com a herança colonial e, ao mesmo tempo, estabelecer-se comonação moderna e civilizada, capaz de empreender o conhecimento de seu próprio território.

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2013.v9.34308
PDF

Referências

Alves CJ. Ciência e arte em José dos Reis Carvalho: a pintura na Comissão Cientifica de Exploração do Ceará (1859-1861). Dissertação de mestrado, São Paulo, PUC-SP, 2006.
Braga R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza, Imprensa Universitária do Ceará, 1962.
Castelnau F. Expedição às regiões centrais da América do Sul. Belo Horizonte; Rio de Janeiro, Itataia, 2000.
Silva Dias MOL. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo, Alameda, 2005.
Dias AG. “Trabalhos da Comissão Científica de Exploração. Parte Histórica (Proêmio)”. In Braga, R. História da Comissão Científica de Exploração. Fortaleza, Imprensa Universitária do Ceará, 1962.
Ferreira LM. “Ciência nômade: o IHGB e as viagens científicas no Brasil imperial”. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 13, n. 2, Rio de Janeiro, abril/junho, 2006.
Gregório, V.M. “O progresso a vapor: navegação e desenvolvimento na Amazônia do século XIX”. Nova Economia, Belo Horizonte, n. 19 (1), janeiro-abril de 2009, p. 185-212.
Kury L. A Comissão Científica de Exploração (1859-1861): a ciência imperial e a musa cabocla. In Heizer, A. e Videira, A. A. P. (org.). Ciência, Civilização e Império nos Trópicos. Rio de Janeiro: Access, 2001.
Kury L. (org.). Comissão Científica do Império (1859-1861). Rio de Janeiro, Andrea Jakobsson Editora, 2009.Lopes MM. Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube... lá no Ceará.
História Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, Fiocruz, volume III, março-junho de 1996.
Lopes MM. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997. das Neves GP. “Natureza, ciência e política no mundo luso brasileiro de inícios do século XIX. In: KURY, Lorelai e GESTEIRA, Heloísa (orgs.). Ensaios de história das ciências no Brasil: das Luzes à nação independente. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2012, p. 281-291.
Oliveira Filho SWC. “Estranho em terra estranha”: práticas e olhares estrangeiro-protestantes no Ceará oitocentista. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2011.
Pinheiro R. As Histórias da Comissão Científica de Exploração (1856) na correspondência de Guilherme Schüch de Capanema. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, 2002.
Alegre MSP. Comissão das Borboletas: a ciência do Império entre o Ceará e a Corte (1856-1867). Fortaleza, Museu do Ceará/ Secult, 2003.
Pratt ML. Os Olhos do Império: relatos de viagem e transculturação. Bauru: Edusc, 1999.
Silva Filho, ALM. Nota Explicativa. In ALEMÃO, Francisco Freire. Diário de Viagem de Francisco Freire Alemão. Fortaleza-Crato,
1859. Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...