A arte da regulação na Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes (Lições aprendidas)
PDF

Palavras-chave

Regulação
Gestão e Planejamento

Como Citar

Heimann, L. S., Ibanhes, L. C., Castro, I. E. do N., Cortizo, C. T., Martino, F. S., Guaitoli, I. S., & Carotta, F. (2012). A arte da regulação na Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes (Lições aprendidas). Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 13(3), 245–241. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33708

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de implantação da regulação no município de Embu das Artes durante o ano de 2010, no marco da parceria entre o IS e a Secretaria Municipal de Saúde, que desde 2009 desenvolvem projetos que respondem a necessidades de melhoria na atenção e gestão do SUS, na perspectiva da produção e incorporação do conhecimento. Para o ano de 2010, os gestores municipais identificaram
como problema de gestão a regulação e a necessária informação para tomada de decisão, ou seja, identificar e analisar instrumentos, serviços, ações e atividades de regulação desenvolvidas, que, ao serem apreendidos como objeto de investigação, podem contribuir para a melhoria do planejamento e da organização do sistema municipal de saúde. Para apreender aspectos da função regulatória e as condições e organização da marcação de consultas, além de análise documental, foram realizadas entrevistas com agentes reguladores, diretores das unidades de saúde e equipe reguladora do nível central. Foram avaliados aspectos estruturais como espaço físico, recursos materiais e força de trabalho; processos de trabalho, acesso aos serviços e fluxos. Os resultados, dos quais esta reflexão conjunta é um produto, são mostrados sob a forma de dificuldades e vantagens e lições aprendidas. 

PDF

Referências

1. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Regulação em Saúde: livro 10. Brasília (DF); 2007.
2. Ministério da Saúde , Secretaria da Assistência à Saúde. Regulação no setor de saúde: em direção aos seus fundamentos públicos. Brasília (DF); 2004.
3. Ministério da Saúde, Departamento de Apoio à Descentralização. Regulamento dos pactos pela vida e de gestão. Brasília; 2006. (Série A. Normas e manuais técnicos).
4. Embu. Plano Municipal de Saúde 2010-2013. (mimeo).
5. Embu. Documento sobre Regulação. 2010. (mimeo).
6. Heimann LS, Cortizo CT, Castro IEN, Kayano J, Rocha JL, Nascimento PR et al. Descentralização do Sistema Único de Saúde: trilhando a autonomia municipal. São Paulo: Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos; 2000.
7. Heimann LS, Carvalheiro JR; Donato A, Ibanhes LC, Lobo EF, Pessoto UC O município e a saúde. São Paulo: HUCITEC; 1992.
8. Ibanhes LC, Heimann LS, Junqueira V, Boaretto RC, Pessoto UC, Cortizo CT et al. Governança e regulação na saúde: desafios para a gestão na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [periódico na internet]. 2007 [acesso em 30 jan 2012]; 23(3):575-584.Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/csp/v23n3/16.pdf
9. Nascimento AFM, Damasceno AK, Silva MJ da, Silva MVS da, Feitoza AR. Regulação em Saúde: aplicabilidade para concretização do Pacto de Gestão do SUS. Cogitare Enferm. 2009;14(2): 346-52.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Luiza Sterman Heimann, Lauro Cesar Ibanhes, Iracema Ester do Nascimento Castro, Carlos Tato Cortizo, Fausto Souza Martino, ILarissa Soares Guaitoli, Flávia Carotta

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...