A gestão da Vigilância de Violências e Acidentes e Promoção da Saúde no Paraná como uma resposta para o enfrentamento da violência doméstica e sexual
PDF

Palavras-chave

Gestão da Vigilância em Saúde
Vigilância de Violências
Promoção da Saúde

Como Citar

Mafiolett, T. M., Peres, E. L., & Tisserant, A. E. (2013). A gestão da Vigilância de Violências e Acidentes e Promoção da Saúde no Paraná como uma resposta para o enfrentamento da violência doméstica e sexual. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 14(3), 303–311. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33744

Resumo

A violência é um fenômeno sócio-histórico, provoca forte impacto na morbimortalidade, caracterizando-se como a terceira causa de morte (violências e acidentes), e vem se tornando um dos principais problemas de saúde pública; seu enfrentamento exige ações intra e intersetoriais. Ocorre em cada região e município de forma específica, sem que muitas vezes tenhamos a real dimensão do problema. A vigilância epidemiológica se constitui em estratégia imprescindível para políticas de controle dessa verdadeira epidemia, ainda oculta em nossa sociedade. A notificação da violência doméstica e sexual nos serviços de saúde torna-se um passo essencial para o seu enfrentamento, assim como a implantação de ações de Promoção da Saúde, Prevenção da Violência e estímulo à Cultura da Paz. Este trabalho apresenta uma breve análise do processo de implantação e implementação da Ficha de Notificação/Investigação de Violência Doméstica, Sexual e Outras Violências Interpessoais vinculadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no Paraná, que se iniciou em 2009. Foram notificados 23.715 casos entre os anos de 2009 e 2012. O aumento das notificações tem sido gradativo a cada ano, com maior crescimento de 2011 para 2012 (133%). Os principais desafios para a implementação da vigilância das violências encontramse na necessidade de sensibilização e capacitação dos profissionais e gestores de saúde, na organização dos serviços para o acolhimento dessa demanda e na necessidade de atuação em rede.

PDF

Referências

1. Carvalho CG, Malta DC, Silva MMA, Malta SG, Costa VC, Gawryszewski VP. Vigilância dos acidentes e violências no Brasil e proposta dos Serviços Sentinelas. In.: Njaine K, Assis SG; Constantino P, organizadores. Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2009.
2. Minayo MCS. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: Njaine K, Assis SG, Constantino P. Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: FIOCUZ; 2009.
3. Minayo MCS. Violência e saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2006. (Temas em saúde).
4. Minayo MCS. A Violência dramatiza causas. Minayo MCS, Souza ER, organizadoras. Violência sob o olhar da saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2003.
5. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. VIVA: instrutivo de notificação de violência doméstica, sexual e outras violências. Brasília (DF); 2011. (Série F. Comunicação e educação em saúde)
6. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Coordenação Geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não
Transmissíveis. Nota técnica nº22 - CGDANT/DASIS/SVS/MS, de 22/08/2008. Brasília (DF); 2008.
7. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. VIVA - Vigilância de Violência e Acidentes, 2008 e 2009. Brasília (DF); 2011. (Série G. Estatística e informação em Saúde)
8. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3.ed. Brasília (DF); 2010. (Série Pactos pela saúde 2006, 7).
9. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.. Plano Estadual de Vigilância de Violências e Acidentes do Estado do Paraná [monografia na internet]. Curitiba: SESA-PR; 2009[acesso em 17 ago 2012]. Disponível em: http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=1095.
10. Saliba O, Garbin CAS, Garbin AJI, Dossi AP. Responsabilidade do profissional de saúde sobre a notificação de casos de violência doméstica. Rev Saúde Pública. 2007; 41(3):472-477.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Terezinha Maria Mafiolett, Emerson Luiz Peres, Alice Eugênia Tisserant

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...