Direito à saúde e proteção do ambiente na perspectiva de uma tutela jurídicoconstitucional integrada dos direitos fundamentais socioambientais (DESCA)
PDF

Palavras-chave

Direito à saúde
proteção do meio ambiente
desenvolvimento sustentável

Como Citar

Sarlet, I. W., & Fensterseifer, T. (2010). Direito à saúde e proteção do ambiente na perspectiva de uma tutela jurídicoconstitucional integrada dos direitos fundamentais socioambientais (DESCA). Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(3), 248–253. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33760

Resumo

O enfrentamento dos problemas ambientais e a opção por um desenvolvimento sustentável passam, necessariamente, pela correção do quadro alarmante de desigualdade social e da falta de acesso de expressiva parte da população aos seus direitos sociais básicos, como é o caso do direito à saúde. Nesta perspectiva, o nosso objetivo é articular a tutela e promoção do direito à saúde com o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, ambos no marco jurídico-constitucional do socioambientalismo e dos direitos fundamentais socioambientais.

PDF

Referências

1. Baldassare A. Los derechos sociales. Bogotá: Universidad Externado de Colômbia; 2001.
2. Barcelos A P de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. 2a ed. Rio de Janeiro/São Paulo/Recife: Renovar; 2008.
3. Beck U. La sociedad del riesgo: hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós; 2001.
4. Benjamin AH. Constitucionalização do ambiente e ecologização da Constituição brasileira. In: Canotilho JJG, Leite JRM, organizadores. São Paulo: Saraiva; 2007; p. 57-130.
5. Demmoliner KS. Água e saneamento básico: regimes jurídicos e marcos regulatórios no ordenamento brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado; 2008.
6. Dias MC. Os direitos sociais básicos: uma investigação filosófica da questão dos direitos humanos. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2004. (Coleção Filosofia, 177).
7. Ferreira LC. Os ambientalismos, os direitos sociais e o universo da cidadania. In: Ferreira LC, Viola E, organizadores. Incertezas de sustentabilidade na globalização.
Campinas: Editora da Unicamp; 1996. p. 241-277.
8. Garcia MGFPD. O lugar do direito na proteção do ambiente. Coimbra: Almedina; 2007.
9. Petrella R. O Manifesto da Água: argumentos para um contrato mundial. Petrópolis: Vozes; 2002.
10. Sarlet IW, organizador. Estado Socioambiental e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado; 2010.
11. Sen A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras; 2000.
12. Silva JA. Comentário contextual à Constituição. 2. ed. São Paulo: Malheiros; 2006.
13. Silva J A. Direito ambiental constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros; 2003.
14. Trindade AAC. Direitos humanos e meio ambiente: paralelo dos sistemas de proteção internacional. Porto Alegre: SAFE; 1993.
15. Weis C. Direitos humanos contemporâneos. São Paulo: Malheiros; 2006.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Ingo Wolfgang Sarlet, Tiago Fensterseifer

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...