O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações

Autores

  • Ausonia Favorido Donato é educadora, mestre e doutora em Saúde Pública. Diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profi ssional do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e diretora Pedagógica do Colégio Equipe (São Paulo).
  • Ana Luisa Zaniboni Gomes é jornalista, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, doutoranda do Programa de PósGraduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e diretora de gestão da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Palavras-chave:

Educação, processos comunicacionais, educomunicação

Resumo

A capacidade de traduzir criticamente os grandes problemas sociais impõe-se à comunidade científi ca nacional, da mesma maneira que ocorre na área da Saúde Coletiva, onde questões e refl exões próprias do campo, centradas em temas como formação, comunicação, participação, mobilização e educação em saúde – objetos de centenas de dissertações, teses e pesquisas acadêmicas desde meados dos anos 1970 – permanecem acesas nos corações e mentes de pesquisadores e técnicos. Numa tentativa de aproximação com o tema a que nos propusemos aqui refl etir, destacamos a pouca presença, nos estudos disciplinares da Saúde e da Educação, dos conhecimentos e práticas próprios do campo da Comunicação. Numa perspectiva dialética, e considerando as teorias que desenham as refl exões do campo da Comunicação, como a Teoria da Indústria Cultural e suas análises críticas sobre a mercantilização da cultura e o mercado cultural, notadamente a Escola de Frankfurt, refl etimos sobre a necessidade de um exercício crítico, fundamental para decifrar a realidade das relações sociais. Os estudos que relatam experiências de aproximação entre os campos da Comunicação e da Educação, que derivam das inquietações frente à expansão dos media no século XX, nos oferecem abordagens, a partir das quais podem ser destacados pontos de convergência, possibilidades de interrelação e desafi os, o que nos leva a um novo campo científi co, o da Educomunicação.

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Referências

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Donato, A. F., & Gomes, A. L. Z. (2010). O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações . BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 12(1), 37–43. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34025