O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações
PDF

Palavras-chave

Educação
processos comunicacionais
educomunicação

Como Citar

Donato, A. F., & Gomes, A. L. Z. (2010). O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações . Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(1), 37–43. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34025

Resumo

A capacidade de traduzir criticamente os grandes problemas sociais impõe-se à comunidade científi ca nacional, da mesma maneira que ocorre na área da Saúde Coletiva, onde questões e refl exões próprias do campo, centradas em temas como formação, comunicação, participação, mobilização e educação em saúde – objetos de centenas de dissertações, teses e pesquisas acadêmicas desde meados dos anos 1970 – permanecem acesas nos corações e mentes de pesquisadores e técnicos. Numa tentativa de aproximação com o tema a que nos propusemos aqui refl etir, destacamos a pouca presença, nos estudos disciplinares da Saúde e da Educação, dos conhecimentos e práticas próprios do campo da Comunicação. Numa perspectiva dialética, e considerando as teorias que desenham as refl exões do campo da Comunicação, como a Teoria da Indústria Cultural e suas análises críticas sobre a mercantilização da cultura e o mercado cultural, notadamente a Escola de Frankfurt, refl etimos sobre a necessidade de um exercício crítico, fundamental para decifrar a realidade das relações sociais. Os estudos que relatam experiências de aproximação entre os campos da Comunicação e da Educação, que derivam das inquietações frente à expansão dos media no século XX, nos oferecem abordagens, a partir das quais podem ser destacados pontos de convergência, possibilidades de interrelação e desafi os, o que nos leva a um novo campo científi co, o da Educomunicação.

PDF

Referências

1. Belloni ML. O que é Mídia-Educação. Campinas: Autores Associados; 2001.
2. Bolle W. A idéia de formação na modernidade. In: Ghiraldelli Junior P, organizador. Infância, Escola e Modernidade. São Paulo: Cortêz, 1997.
3. Braga JL, Calazans MRZ. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker; 2001.
4. Brandão CR. Pensar a Prática : Escritos de Viagem e Estudos sobre a Educação. São Paulo: Loyola; 1980.
5. Citelli A. Comunicação e Educação: aproximações. In: Baccega MA, organizadora. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas; 2002. p. 101-112.
6. Freire P. Extensão ou Comunicação?. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2002.
7. Garcia PB. Saber popular : Educação popular. In: Bezerra A, Garcia PB . Cadernos de Educação Popular 3. Petropolis: Vozes/Nova; 1982. p.33-62.
8. Gohn MG. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Avaliação das políticas públicas na Educação. 2006 Jan/Mar; 14(50).
9. Ianni O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2000.
10. Lopes MIV. Pesquisa em Comunicação. 5ª ed. São Paulo: Loyola; 2001. p. 63-70.
11. Soares IO. Metodologias da educação para a comunicação e a gestão comunicativa no Brasil e na América Latina. In Baccega MA. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas; 2002. p. 113-132.
12. Wolf M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes; 2008. p. 271-272.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Ausonia Favorido Donato, Ana Luisa Zaniboni Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...