Aprender e praticar saúde – reflexões sobre o novo sanitarista
PDF

Palavras-chave

Formação sanitária
modelo pedagógico
territorialização

Como Citar

Júnior, E. T. (2010). Aprender e praticar saúde – reflexões sobre o novo sanitarista. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(1), 44–48. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34026

Resumo

A quase unanimidade entre os profi ssionais de saúde, que afi rmam ser prioridade a formação de “novos sanitaristas” ou de profi ssionais para o complexo campo de atuação na saúde pública brasileira, parece apontar em uma direção que não é a mesma que verifi camos na prática, visto que, na realidade, esse profi ssional desapareceu quase completamente do mercado. No momento em que a Universidade e outras instituições voltadas para a formação em saúde, após anos de silêncio, voltam a pensar sobre a formação do sanitarista, é necessário levantar algumas considerações sobre o tema, que leve em conta uma outra forma pedagógica, um modelo de assistência centrado não na doença, mas no  uidado com o ser humano. Esse modelo deve envolver uma compreensão mais apropriada da subjetividade dos seres em sofrimento, da necessidade de solidariedade e da permanente preocupação com o item central do objetivo terapêutico, favorecendo a refl exão a respeito da apropriação do território local, suas ações cotidianas e compreensão de sua história, seus problemas e as relações que ali se estabelecem entre os distintos grupos sociais, entre os grupos e a comunidade como um todo, e as relações entre esse todo e o mundo que o cerca.

PDF

Referências

1. Alves R. Senhoras prefeitas, senhores prefeitos. Folha de São Paulo 2001 Janeiro 01; p. A3.
2. Ayres JRCM. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciênc saúde coletiva 2001; 6(1): p. 63-72.
3. Canesqui AM. Ciências sociais e saúde para o ensino médico. São Paulo: FAPESP; 2000.
4. Ceccim RB. Educação permanente em saúde: desafi o ambicioso e necessário. Interface comun saúde educ. 2004 Set/2005 Fev; 9(16): p. 161-77.
5. Luz TM. Novos saberes e práticas em saúde coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec; 2003.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Emílio Telesi Júnior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...