Resumo
Objetivo foi avaliar a aplicação e implementação da gestão clínica pelo kanban nos serviços hospitalares de emergência (SHE). Mé-todo: Revisão sistemática qualitativa com metassíntese. A coleta de dados foi realizada nas seguintes fontes de informação: Web of Science, Scopus, CINAHL, PsycoInfo, Embase, Eric, Pubmed (inclu-ded Medline), Lilacs, ScienceDirect, Google Scholar. Foram utiliza-dos os seguintes descritores: pessoal de saúde; health personnel; assistência integral a saúde; patient care team; continuidade da assistência ao paciente; quality improvement; assistência centra-da no paciente; healthcare; guia de prática clínica; lean thinking; qualidade da assistência a saúde; lean management; serviço de emergência hospitalar; hospital/hospital logistics; emergency medi-cal services. Foram incluídos artigos em inglês, português e espa-nhol, publicados entre 2008 e 2016. Utilizaram-se as ferramentas de análise de qualidade metodológica de pesquisas qualitativas e extração de dados padronizadas do JBI-SUMARI. A categorização dos achados foi realizada com base em semelhança de significado e as categorias foram agregadas em sínteses. Resultados: 22 arti-gos foram incluídos, analisados e agregados em oito categorias e três sínteses. O kanban aparece enquanto ferramenta relacionada ao lean thinking nos SHE. A implementação do lean thinking deve ser mais explorada nos serviços de emergência, com foco na sus-tentabilidade, tempo de cuidado e satisfação do usuário.
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