Avaliação da implantação do sistema de vigilância alimentar e nutricional no município de São João da Boa Vista - SP

Autores

  • Fernanda Maria Vital Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de São João da Boa Vista-SP
  • Silvia Regina Dias Medici Saldiva Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34544

Palavras-chave:

Vigilância nutricional, Pesquisa sobre serviços de saúde, Sisvan

Resumo

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) tem como propósito principal avaliar e monitorar o estado nutricional e a situação alimentar da população. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de implantação do Sisvan no município de São João da Boa Vista; para isso foi construído um modelo lógico definindo-se os indicadores de implantação, através da avaliação das condições das instalações físicas; equipamentos; disponibilidade de manuais; materiais de apoio técnico; adequação de recursos humanos e financeiros destinados a esse fim, bem como a adesão e as dificuldades com o sistema. Os resultados mostraram uma implantação parcial média e incipiente. O valor atribuído ao conjunto de indicadores foi 34%. As principais dificuldades foram estrutura física e equipamentos (33%) falta de impressos e de informações (22%), recursos humanos insuficientes (3%). Diante disso constata-se a necessidade da realização de treinamentos a fim de solucionar os pontos levantados durante a avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Barros DC, Silva DO, Santos MMAS, Baião MR. Alimentação e nutrição: contexto político, determinantes e informação em saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP; 2013.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual da oficina de capacitação em avaliação com foco na melhoria do programa. Brasília (DF); 2007

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília (DF); 2012a.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília (DF); 2012b.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica. Brasília; 2015.

Camilo SMB, Camilo GB, Toledo GC, Júnior RDC, Toledo CC. Vigilância nutricional no Brasil: criação e implementação do Sisvan. Rev APS. 2011; (14): 224-8.

Contandriopoulos AP, Champagne F, Denis JL, Pineault RA. Avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In: Hartz ZMA, organizador. Avaliação em saúde dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1997.

Jaime PC, Silva ACF, Lima AMC, Bartoline GN. Ações de alimentação e nutrição na atenção básica: a experiência de organização no governo brasileiro. Rev Nutrição Campinas. 2011; 24(6):809-24. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732011000600002

Samico I, Felisberto E, Figueiró AC, Frias PG. Avaliação em saúde: bases conceituais e operacionais. Rio de Janeiro: MedBook; 2010.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Vital Oliveira, F. M., & Dias Medici Saldiva, S. R. (2019). Avaliação da implantação do sistema de vigilância alimentar e nutricional no município de São João da Boa Vista - SP. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 20(1), 29–36. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34544