Resumo
A SMS de Embu-Guaçu, ao assumir a gestão no início de 2017, de- finiu como prioridade a adoção de um modelo de gestão democrática e participativa, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários em um processo compartilhado de construção e fortalecimento do SUS no âmbito municipal: reafirmando seus princípios e diretrizes; valorizando os diferentes mecanismos de participação popular e de controle social nos processos de gestão; ampliando os espaços de escuta dos trabalhadores e da sociedade, articulando-os com a gestão do sistema e a formulação de políticas públicas de saúde e promovendo a inclusão social de populações específicas, visando à equidade no exercício da cidadania e do direito à saúde. Esse processo, ainda em construção, vem apontando avanços na implementação de políticas que ampliem o acesso com equidade e integralidade no cuidado.
Referências
da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Brasília: MS; 2010.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS –
ParticipaSUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Isabel Cristina Pagliarini Fuentes, Maria Dava Amim dos Santos