Farmácia Cidadã – qualificação dos serviços e garantia de humanização aos munícipes e colaboradores
PDF

Palavras-chave

Assistência Farmacêutica
Humanização
Farmácia Cidadã

Como Citar

da Cunha, J. F., Vieira Rocha Martins, J., Sarmento Pinto, E., Piva, E., & Franco de Menezes, S. (2015). Farmácia Cidadã – qualificação dos serviços e garantia de humanização aos munícipes e colaboradores. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 83–86. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35572

Resumo

O presente trabalho objetiva demonstrar o processo de reestruturação da Farmácia do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e em conformidade com Política Nacional de Humanização. A metodologia utilizada foi o Planejamento Estratégico Situacional, que trabalha com a integração de atores da gestão, colaboradores e usuários através de reuniões para elaboração dos momentos Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático Operacional. Com a adequação da gestão e execução do serviço, melhoria de fluxo, processo de trabalho e ainda ambiente, a Prefeitura de São José dos Campos proporcionou ao munícipe e colaboradores a humanização do atendimento e garantia do acesso ao medicamento com qualidade e ainda vinculado aos serviços farmacêuticos culminando na implantação da Farmácia Cidadã.

PDF

Referências

1. Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Congresso Nacional; 1988.
2. Brasil. Lei Federal nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.Brasília: Diário Oficial da União; 20 set 1990. Seção 1, p.
18055- 18059.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde (DF). Departamento de Atenção Básica (DF). Política nacional de medicamentos. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva (DF). Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (DF).
Humaniza SUS: política nacional de humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde (DF). Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (DF). Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
6. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.554, de 30 de julho de 2013. Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do componente especializado de assistência farmacêutica no âmbito do SUS. Brasília: Diário Oficial da União; 30 jul 2013. Seção 1, p. 69.
7. Conselho Federal de Farmácia (BR). Conselho Regional de Farmácia (PR). A assistência farmacêutica no sistema único de saúde. Brasília: Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia; 2010.
8. Matus C. Planejamento estratégico situacional. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública; 1997.
9. Santos GF. Política de assistência farmacêutica e o setor produtivo estatal farmacêutico: o caso da Fundação para o Remédio Popular de São Paulo - FURP [internet]. Campinas: Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas; 1996. [acesso em 15 jun 2015].
Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000106314

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...