Resumo
A difusão do conhecimento é muito importante, tanto entre os pares, no meio acadêmico-científico, como para a população, por meio da divulgação científica. O presente ensaio tem como objetivo discutir a importância do preparo de cientistas para a comunicação com seus pares acadêmicos e com a sociedade visto que hoje em dia os interesses mudaram e a postura exigida dos pesquisadores mudou também. Além disso, verifica-se a não valorização da ciência por parte da sociedade brasileira, e isso se mistura com a necessidade de se obter fundos para realizar estudos e a falta de mecanismos nacionais que permitam maior disseminação das pesquisas brasileiras. Uma divulgação científica malfeita ou sua escassez criam lacunas ocupadas por notícias falsas (fake news), teorias da conspiração ou a pseudociência. Todo cientista consciente de seu
papel na sociedade merece que seu trabalho seja compreendido pelo maior número de pessoas, beneficiando a vida em comunidade e o uso sustentável dos recursos do planeta. A divulgação científica quando feita com dedicação e de forma deliberada auxilia também na criação de novas parcerias e o aporte de mais verbas para as pesquisas.
Referências
2. Sagan C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras; 2006.
3. Weidman N. Burnham, popular science, and popularization. ISIS. 2019;110(4):758–61.
4. Oliveira JM de. Ciência e divulgação científica: reflexões sobre o processo de produção e socialização do saber. Rev. Caligrama.2007;3(1):1-20.
5. Ghys E. The Butterfly Effect. In: The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Cham: Springer International Publishing;2015. P.19–39.
6. Escobar H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. In: Carlos Vogt Marina Gomes Ricardo Muniz, organizadores. ComCiência e
Divulgação Científica. UNICAMP; 2018. p. 31–35.
7. Kuppermann A. Investimentos em ciência e tecnologia. Rev. Estud. av. 1994 ;8(20):18–22.
8. Righetti S. Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In: Carlos Vogt Marina Gomes Ricardo Muniz, organizadores.
ComCiência e Divulgação Científica. UNICAMP;2018. p. 23–29.
9. Brownell SE, Price J V, Steinman L. Science Communication to the General Public: Why We Need to Teach Undergraduate and Graduate Students this Skill as Part of Their Formal Scientific Training. J Undergrad Neurosci Educ. 2013;12(1):6–10.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Mariana Ramos Queiroz