A instrumentalização do pesquisador para a elaboração e obtenção do TCLE
artigo

Palavras-chave

Ética
Ética na pesquisa

Como Citar

Greger Tavares, S. M. (2005). A instrumentalização do pesquisador para a elaboração e obtenção do TCLE: uma proposta metodológica. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (35), 42–44. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37568

Resumo

É possível aprender/ensinar Ética? Eis uma questão desafiadora que me inquieta desde os tempos da graduação. Lembro que ao fazer a disciplina Ética
Profissional, no último ano do curso de Psicologia, refleti profundamente sobre o quanto aquela forma mecanicista de aprendizagem sobre o código de ética profissional e suas aplicações iria realmente ser incorporada à minha identidade sócio-profissional. Anos mais tarde, ao atuar como pesquisadora participante, em nível de mestrado e doutorado, a mesma questão retornou de forma mais complexa por meio do desvendamento no campo de investigação, da indiscutível articulação entre a ética nas práticas profissional e de pesquisa. O encontro entre o psicólogo e o sujeito que demanda seus serviços, assim como a interação entre pesquisador e pesquisado, em qualquer modalidade de investigação, trata-se de relacionamentos humanos e como tais são atravessados por múltiplas projeções e resistências que podem levar a idealizações, preconceitos ou bloqueios no processo de comunicação.

artigo

Referências

BOLTANSKI, L. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro. Graal, 1989.
CASTELLO DE ALMEIDA, W. In: PETRILLI, J. Rosa dos Ventos da Teoria do Psicodrama. São Paulo: Agora, 1994.
DURAN, S.M.G.T. O atendimento psicoterapêutico em grupo aos usuários de uma Unidade Básica de Saúde pelo Método Corporal de Pethö Sándor: uma interpretação na perspectiva da psicologia analítica de C.G.Jung. São Paulo, 1997. Dissertação (Mestrado),Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
GARRIDO, M. J.L. Moreno: psicologia do encontro. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GONÇALVES FILHO, J.M. Humilhação social - um problema político em Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v.9, n.2, p.11-66, 1998.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo-Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília,1997.
MORENO, J.L. Psicodrama (1946). São Paulo: Cultrix, 1985.
NAFFAH, A. Psicodrama: descolonizando o imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1979.
TAVARES, S.M.G. Moradia, corporeidade e desenvolvimento humano: um estudo sobre a construção e revelação de subjetividades na favela. São Paulo, 2003.
Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...