Resumo
Na elaboração deste texto, partimos da citação acima e das seguintes premissas: 1) uma alimentação saudável é fator determinante da melhoria da qualidade de vida; 2) a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, no tocante à melhoria da qualidade alimentar dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) – documentos oficiais que vêm norteando, desde o final da década de 1990, as propostas pedagógicas das escolas, em seu Tema Transversal “Saúde” – definem como conteúdos
dessa área a “identificação dos alimentos disponíveis na comunidade e de seu valor nutricional” e “a valorização da alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento, assim como para a prevenção de doenças, como a desnutrição, anemias ou cáries” (BRASIL, 1997). Expressa-se, nesses documentos, a relação existente entre questões relacionadas à qualidade da alimentação e o papel da escola como espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos relativos a esse tema e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis referentes à alimentação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
meio ambiente e saúde. Brasília,1997.
STEFANINI, M. L .R. Merenda Escolar: história, evolução e contribuição no atendimento das necessidades nutricionais das criança. Tese de doutoramento – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.
VALENTE, F. L. S. (Org.) Direito Humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo: Cortez, 2002.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Paulo Henrique Nico Monteiro, Renata Bertazzi Levy-Costa