Resumo
Segundo Nahas (2003) , o grande motivador da elaboração e uso de indicadores para avaliar o meio urbano foi o IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, lançado pelo PNUD em 1990. O IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Ele parte do pressuposto de que para aferir o avanço de uma população não se deve considerar apenas a dimensão
econômica, dada pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
Referências
NAHAS, MARIA INÊS P. (2003) Indicadores intra-urbanos como instrumentos de gestão da qualidade de vida urbana em grandes cidades: discussão teórico-metodológica. Disponível em: http://www.virtual.pucminas.br/idhs/site/ conteudo/pobreza_artigos.htm. Acesso em março/2004.
TELLES, VERA S. (2003) Indicadores Sociais entre Objetividade e Subjetividade, In Passos, CAK (Org.) Indicadores, ONGs e Cidadania – contribuições sociopolíticas e metodológicas. Curitiba: ADITEPP/Pólis [GT Indicadores da Plataforma Contrapartes Novib].
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2004 Jorge Kayano