Identidade de gênero e família
pdf

Palavras-chave

Identidade de gênero
Sexualidade
Infância
Psicologia

Como Citar

Bork, B., & Saadeh, A. (2022). Identidade de gênero e família: uma narrativa a partir da experiência e das expressões de crianças que apresentam variabilidade de género no AMTIGOS/IPq/HC/USP. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(1), 133–137. https://doi.org/10.52753/bis.v23i1.39656

Resumo

0 presente artigo se refere ao Ambulatério Transdisciplinar de Identidade de Género e Orientação Sexual (AMTIGOS). Trata-se de
uma pesquisa qualitativa sob o viés etnografico que toma como referencial a literatura produzida sobre género, sexualidade e dinâmica familiar, contemplando estes arranjos em sua especificidade histórico-cultural. Considerando o déficit de materiais resultantes da escuta da experiéncia dos pais quando confrontados com as variabilidades de gênero, este artigo é um preambulo que tem como objetivo elaborar um protocolo de atendimento aos pais e familiares de criancas em situacdes conflituosas de gênero a partir das reflexões sobre a assisténcia desenvolvida pela pesquisadora nas dependências do AMTIGOS. Para tanto, utilizou-se como escopo as diretrizes de atendimento clinico do local, que prevé um sujeito ativo na constituicao da sua personalidade, participante do seu processo de desenvolvimento, sendo capaz de apropriar-se das múltiplas determinagdes que se expressam em suas ações, sentimentos e pensamentos. Pautado neste posicionamento, verificou-se formas de enfrentamento ao sofrimento e adversidades apresentadas no âmbito do atendimento das familias e da criança/adolescente implicado na pesquisa.

https://doi.org/10.52753/bis.v23i1.39656%20
pdf

Referências

Vaitsman J. Subjetividade e paradigma de conhecimento. Bol. Técn. Senac. 2008; 21(2):50-70.

Rago M. Epistemologia feminista, gênero e história. masculino, feminino, plural. Florianópolis: Editora Mulheres; 1998.

Walsh C. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgenciais politico-epistémicas de refundar el Estado. Rev. Tabula Rasa. 2008; 21(2):55-75.

Saffioti HI. O poder do macho. São Paulo: Editora Moderna; 1987.

Kimmel M. Masculinidade como homofobia: medo, vergonha e silêncio na construção de identidade de gênero. Equatorial- Rev. Progr. Pés-Gradu. Antrop. Soc. 2016; 3(4):97-124.

Corbin A, Courtine JJ, Vigarello G. Histéria da virilidade. Petrópolis: Vozes, 2013.

Berger P, Luckmann T. A construcao social da realidade: tratado de Sociologia do Conhecimento. 21. ed. Petrópolis: Vozes; 2002.

Aimeida M. Gênero, masculinidade e poder: revendo um caso do sul de Portugal. In: Anuár. Antrop. 1996; 20(1):161-189.

Saadeh A. Transtorno de identidade sexual: um estudo psicopatológico de transexualismo masculino e feminino [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.

Breakwell G, Hammond S, Fife-Schaw C. Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed Editora; 2010.

WPATH - World Professional Association for Transgender Health [internet]. [acesso em 5 abr 2022]. Disponível em: https://www.wpath.org/.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Beatriz Bork, Alexandre Saadeh

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...