Tecnologias Imersivas na Educação em Saúde
pdf

Palavras-chave

Educação em saúde
educação imersiva
realidade virtual
realidade aumentada

Como Citar

Tori, R. (2022). Tecnologias Imersivas na Educação em Saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(2), 43–56. https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39854

Resumo

Além de enfrentar todos os desafios relacionados com a formação de recursos humanos, a educação em saúde precisa lidar com
os altos custos e as dificuldades de se propiciar a prática de procedimentos que envolvem seres humanos. As tecnologias
imersivas, como realidade virtual, realidade aumentada e vídeos imersivos, são alternativas que precisam ser consideradas por
propiciar realismo e segurança, além de motivar e engajar, ao mesmo tempo em que seus custos encontram-se em queda, com
qualidade e facilidade de uso em alta, incluindo a possibilidade de utilização de dispositivos móveis. Este artigo discute a utilização
das tecnologias imersivas na educação em saúde, introduzindo conceitos e referências fundamentais para compreendê-las e
utilizá-las. Com o objetivo de oferecer uma visão prática sobre o tema, são apresentados dois relatos de projetos de pesquisa
e desenvolvimento coordenados pelo autor. O primeiro, VIDA Odonto, é um simulador de realidade virtual para treinamento
de procedimentos de aplicação de anestesia odontológica. O segundo, VIDA Enfermagem, é voltado para a prática de punção
venosa periférica para coleta sanguínea.

https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39854
pdf

Referências

James JT. A new, evidence-based estimate of patient harms associated with hospital care. Journal of Patient Safety. 2013;9(3):122-8.

Shakil O, Mahmood F, Matyal R. Simulation in echocardiography: an ever-expanding frontier. Journal of cardiothoracic and vascular anesthesia. 2012 Jun1;26(3):476-85.

Barteit S, Lanfermann L, Bärnighausen T, Neuhann F, Beiersmann C. Augmented, mixed, and virtual reality-based head-mounted devices for medical education: systematic review. JMIR serious games. 2021;9(3):e29080.

Pears M, Yiasemidou M, Ismail MA, Veneziano D, Biyani CS. Role of immersive technologies in healthcare education during the COVID-19 epidemic. Scottish Medical Journal. 2020 ;65(4):112-9.

Qu Z, Lau CW, Simoff SJ, Kennedy PJ, Nguyen QV, Catchpoole DR. Review of Innovative Immersive Technologies for Healthcare Applications. Innovations in Digital Health, Diagnostics, and Biomarkers.2022;2(2022):27-39.

Seifert A, Schlomann A. The use of virtual and augmented reality by older adults: potentials and challenges. Front. Virtual Real. 2: 639718. doi:10.3389/frvir. 2021 Apr 30.

Shelton BE, Uz C. Immersive technology and the elderly: A mini-review. Gerontology.2015;61(2):175-85.

Carroll J, Hopper L, Farrelly AM, Lombard-Vance R, Bamidis PD, Konstantinidis EI. A Scoping Review of Augmented/Virtual Reality Health and Wellbeing Interventions for Older Adults: Redefining Immersive Virtual Reality. Frontiers in Virtual Reality. 2021;2;2:61.

Jin C, Dai L, Wang T. The application of virtual reality in the training of laparoscopic surgery: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Surgery. 2021;87:105859.

Freeman D, Reeve S, Robinson A, Ehlers A, Clark D, Spanlang B, Slater M. Virtual reality in the assessment, understanding, and treatment of

mental health disorders. Psychological medicine. 2017;47(14):2393-400.

Ionescu A, Van Daele T, Rizzo A, Blair C, Best P. 360° Videos for Immersive Mental Health Interventions: a Systematic Review. Journal of Technology in Behavioral Science. 2021

Geraets CN, Van der Stouwe EC, Pot-Kolder R, Veling W. Advances in immersive virtual reality interventions for mental disorders: A new reality?. Current opinion in psychology. 2021;1;41:40-5.

Casari FA, Navab N, Hruby LA, Kriechling P, Nakamura R, Tori R, Lourdes SNF, Queiroz MC, Fürnstahl P, Farshad M. Augmented reality in orthopedic surgery is emerging from proof of concept towards clinical studies: a literature review explaining the technology

and current state of the art. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine. 2021;14(2):192-203.

Hersh A, Mahapatra S, Weber-Levine C, Awosika T, Theodore JN, Zakaria HM, Liu A, Witham TF, Theodore N. Augmented Reality in Spine Surgery: A Narrative Review. HSS Journal. 2021;17(3):351-8.

Burström G, Persson O, Edström E, Elmi-Terander A. Augmented reality navigation in spine surgery: a systematic review. Acta Neurochirurgica. 2021 Mar;163(3):843-52.

Gouveia PF, Costa J, Morgado P, Kates R, Pinto D, Mavioso C, Anacleto J, Martinho M, Lopes DS, Ferreira AR, Vavourakis V. Breast cancer surgery with augmented reality. The Breast. 2021; 1;56:14-7.

Desselle MR, Brown RA, James AR, Midwinter MJ, Powell SK, Woodruff MA. Augmented and virtual reality in surgery. Computing in Science Engineering. 2020;11;22(3):18-26.

Teatini A, Pérez de Frutos J, Eigl B, Pelanis E, Aghayan DL, Lai M, Kumar RP, Palomar R, Edwin B, Elle OJ. Influence of sampling accuracy on augmented reality for laparoscopic image-guided surgery. Minimally invasive therapy & allied technologies.

;2;30(4):229-38.

Tori R, Wang GZ, Sallaberry LH, Tori AA, Oliveira EC, de AM Machado MA. Vida odonto: Ambiente de realidade virtual para treinamento odontológico. Revista Brasileira de Informática na Educação. 2018;23;26(02):80-101.

Collaço E, Kira E, Sallaberry LH, Queiroz AC, Machado MA, Crivello Jr O, Tori R. Immersion and haptic feedback impacts on dental anesthesia technical skills virtual reality training. Journal of Dental Education. 2021 ;85(4):589-98.

Souza-Junior VD, Mendes IA, Tori R, Marques LP, Mashuda FK, Hirano LA, Godoy SD. VIDA-Nursing v1. 0: immersive virtual reality in vacuum blood collection among adults. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2020;1;28.

Uymaz P, Uymaz AO. Assessing acceptance of augmented reality in nursing education. PloS one. 2022;17;17(2).

Tori R, Hounsell MS. Introdução a realidade virtual e aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC; 2020.

Tori, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Artesanato Educacional; 2022.

Jerald J. The VR book: Human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool; 2015.

Cruz-Neira C, Sandin DJ, DeFanti TA, Kenyon RV, Hart JC. The CAVE: audio visual experience automatic virtual environment. Communications of the ACM. 1992;35(6):64-73.

Azuma R, Baillot Y, Behringer R, Feiner S, Julier S, MacIntyre B. Recent advances in augmented reality. IEEE computer graphics and applications. 2001;21(6):34-47.

Wienrich C, Döllinger N, Hein R. Behavioral framework of immersive technologies (behavefit): How and why virtual reality can support behavioral change processes. Frontiers in Virtual Reality. 2021;2:1-16.

Fox J, Bailenson JN. Virtual self-modeling: The effects of vicarious reinforcement and identification on exercise behaviors. Media Psychology. 2009;12(1):1-25.

Montana JI, Matamala-Gomez M, Maisto M, Mavrodiev PA, Cavalera CM, Diana B, Mantovani F, Realdon O. The benefits of emotion regulation interventions in virtual reality for the improvement of wellbeing in adults and older adults: a systematic review. Journal

of clinical medicine. 2020;9(2):500.

Oliveira BS, Tori R. Mídias imersivas no reforço e mudança comportamental: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Informática na Educação. 2021;29:1291-311.

Oliveira EC, Bertrand P, Lesur ME, Palomo P, Demarzo M, Cebolla A, Baños R, Tori R. Virtual body swap: a new feasible tool to be explored in health and education. In: 2016 XVIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) IEEE; 2016. 81-9.

Lee MJ, Georgieva M, Alexander B, Craig E, Richter J. State of XR & Immersive Learning Outlook Report 2021. Immersive Learning Research Network, Walnut; 2021.

Yeung AW, Tosevska A, Klager E, Eibensteiner F, Laxar D, Stoyanov J, Glisic M, Zeiner S, Kulnik ST, Crutzen R, Kimberger O. Virtual and augmented reality applications in medicine: analysis of the scientific literature. Journal of medical Internet research. 2021;23(2):e25499.

Sallaberry L, Tori R, Nunes F. Avaliação automática de habilidades sensório-motoras em simulador odontológico. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. SBC; 2020 Nov 7. p. 5-6.

Sallaberry LH, Tori R, Nunes FL. Comparison of machine learning algorithms for automatic assessment of performance in a virtual reality dental simulator. In Symposium on Virtual and Augmented Reality; 2021 Oct 18. p. 14-23.

Ribeiro MA, Tori AA, Tori R, Nunes FL. Immersive game for dental anesthesia training with haptic feedback. In: ACM SIGGRAPH 2019 Posters; 2019 Jul 28. p. 1-2.

Tori A, Tori R, Nunes F. Gamificação e imersão como elementos de engajamento para simuladores: uma proposta de aplicação em realidade virtual para a Odontologia. In: Anais Estendidos do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. SBC; 2020 Nov 7. p. 9-10.

COFEN - Conselho Federal de Enfermagem. Parecer Normativo nº 4/2012 [Internet]. [acesso em 13 mai 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/04/Parecer-Normativo-04-2012-PAD-374-12.pdf

Souza-Júnior VD. Simulação de realidade virtual imersiva no procedimento de punção venosa periférica para coleta de sangue a vácuo [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Romero Tori

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...