Parceria museu-escola em uma atividade investigativa híbrida sobre contaminação de alimentos
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Palavras-chave

parceria museu-escola
ensino por investigação
práticas pedagógicas inovadoras

Como Citar

Dias de Oliveira, A., Iszlaji, C., Gara Cirilo, I., & de Moura Silva, G. (2022). Parceria museu-escola em uma atividade investigativa híbrida sobre contaminação de alimentos. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(2), 105–114. https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39878

Resumo

Museus e escolas possuem fortes vínculos, de modo que, ao longo do tempo, a parceria entre essas duas instituições se tornou
recorrente. Em virtude do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, os museus, assim como as escolas, fizeram uso
das tecnologias da informação e comunicação para adequar suas estratégias de ensino com o intuito de reduzir o distanciamento
entre docente/educador e estudante/público. Diante desse cenário, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em conjunto
com uma escola pública de São Paulo realizaram uma parceria que resultou em uma atividade experimental híbrida com o intuito de avaliar novas possibilidades de práticas pedagógicas. O objetivo do trabalho foi o de descrever e analisar a atividade investigativa
realizada pela parceria em questão que se deu no formato on-line síncrono e presencial. Os resultados evidenciam que instituições,
como os museus, podem qualificar a realização de atividades mais complexas em sala de aula. Por outro lado, é importante que a
parceria esteja bem alinhada com o calendário escolar, uma vez que escolas possuem diferentes eventos ao longo do ano. Por fim,
destaca-se o potencial inovador de ações dessa natureza

https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39878
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Copyright (c) 2023 Adriano Dias de Oliveira, Cynthia Iszlaji, Ianna Gara Cirilo, Gabriel de Moura Silva

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