Resumen
As técnicas inovadoras são importantes para conciliar e harmonizar o processo ensino-aprendizagem diante do desenvolvimento
cultural e tecnológico que as novas gerações apresentam. Os jogos sérios são ferramentas que apresentam potencial para essa
mudança e se sobressaem em muitos aspectos quando comparadas aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem. Eles
simulam práticas para o ensino, treinamento e outras situações. É importante que os jogos sérios reproduzam com realismo as situações vivenciadas no cotidiano para ambas áreas: Educação e Saúde. Por exemplo, para a reabilitação de pacientes pós-acidente
vascular cerebral (AVC) os cuidados são específicos, tanto no nível hospitalar como no nível residencial, tornando-se necessário
melhorar o cuidado com tais pacientes, especialmente em casa, para alcançar o máximo de resultado clínico e a melhora na qualidade de vida. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar os resultados apresentados dos artigos científicos que tratam a respeito do uso de jogos sérios na área da Saúde onde o jogador seja o paciente que apresenta sequela pós-AVC e, em relação à
funcionalidade, seja de restabelecimento motor. Os artigos eleitos indicaram a superioridade do jogo sério aplicado em relação ao
tratamento convencional. É necessário o estímulo e a reflexão de profissionais e estudantes para que conheçam, entendam e utilizem os jogos sérios nas mais variadas possibilidades a fim de melhorar a formação profissional e a qualidade de vida das pessoas.
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