O uso do blueprint como ferramenta de avaliação no curso de Medicina – PUC-SP
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Palavras-chave

Blueprint
Avaliação de aprendizagem
Educação em saúde
Aprendizagem ativa
Ensino médico

Como Citar

Pellegrini Peçanha, M., Senger, M. H., Cabulon, A. L., Rodrigueiro, D. A., & Vieira, M. W. (2022). O uso do blueprint como ferramenta de avaliação no curso de Medicina – PUC-SP. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 23(2), 139–152. https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39884

Resumo

Para garantir que avaliações sejam consistentes com o conteúdo curricular e abordem resultados de aprendizagem válidos, é importante que sejam desenvolvidas de acordo com um plano bem estruturado. Neste relato de experiência é apresentada a utilização do blueprint como instrumento de orientação na elaboração de avaliações no curso de Medicina da PUC-SP. Para qualificação do processo de avaliação dos discentes o blueprint foi adotado como ferramenta para diagramar a elaboração de avaliações somativas, confrontando cada questão da avaliação aos objetivos de aprendizagem do módulo que seria avaliado. A partir desse instrumento, foi possível verificar se um conteúdo se apresentava super ou subestimado e, dependendo do resultado, a composição da prova pode ser retomada até ser obtida uma prova equilibrada. Essa dinâmica exigiu a participação ativa dos docentes, fortalecendo o trabalho colaborativo e resultando na melhor qualidade da documentação e registro mais organizado do processo de avaliação. Esses resultados, enfatizaram o atendimento aos objetivos de aprendizagem e influenciaram também outras atividades previstas no currículo. A riqueza da experiência proporcionada pela adoção do blueprint tem comprovado sua relevância e demonstrado que seu uso deverá ser mantido e refinado continuamente.

https://doi.org/10.52753/bis.v23i2.39884
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