FLUXO DE AVALIAÇÃO EDITORIAL

O processo de avaliação de manuscritos submetidos ao Boletim do Instituto Adolfo Lutz (BIAL) consiste em duas etapas distintas: a avaliação preliminar realizada pelos coordenadores e a avaliação pelos membros da comissão.

 

Avaliação Preliminar

Os manuscritos submetidos serão analisados, inicialmente, pelos coordenadores do BIAL, quanto ao atendimento ao escopo temático e às normas para submissão do periódico, além da avaliação da qualidade da redação científica e atendimento ao padrão gramatical da língua.

Nesta etapa, o manuscrito poderá ser recusado, devolvido aos autores para revisão, ou então, encaminhado a um ou mais membros da comissão do BIAL, conforme área de conhecimento, para continuidade do processo de avaliação.

 

Avaliação pelos membros da comissão do BIAL

O manuscrito aceito na avaliação preliminar será encaminhado aos membros da comissão, sempre de laboratórios distintos àquela da origem do manuscrito, para emissão de seus pareceres, baseados em critérios de excelência científica. Será possível a indicação de terceiro especialista, quando as avaliações anteriores resultarem em dúvidas quanto ao aceite do manuscrito.

Os membros da comissão terão prazo de até quatro semanas para avaliarem os manuscritos e justificarem a decisão de aceite, rejeição ou recomendação de correções ou ajustes para a continuidade do processo de avaliação.

Após receber os pareceres, os coordenadores terão prazo de até uma semana para analisar as recomendações e retornar aos autores a decisão. Caso sejam solicitadas modificações, os autores terão até três semanas para reenviar o manuscrito, que poderá ser reavaliado pelos mesmos avaliadores para uma nova análise.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito será dos coordenadores do BIAL.

 

Prazos de avaliação editorial

O período entre a submissão do manuscrito até a aprovação ou rejeição é de aproximadamente quatro (4) meses.

Além da avaliação pelos membros da comissão, as revisões de estilo e de diagramação fazem parte do processo editorial do BIAL. Na revisão de estilo, o manuscrito aprovado para publicação será submetido à análise de redação científica e padrões da língua portuguesa.

O BIAL se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando à manutenção da homogeneidade e qualidade da publicação, respeitando as opiniões dos autores.

Na etapa de diagramação, a prova gráfica do manuscrito em formato PDF será encaminhada ao endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência, para a revisão no prazo máximo de dois dias.

O BIAL poderá solicitar aos autores figuras com maior resolução, sempre que for necessário, para manter a qualidade da publicação.

 

Publicação

O BIAL adota o sistema de publicação continuada em fascículo único anual, no qual os artigos técnico-científicos serão publicados em ordem cronológica de aprovação constando, obrigatoriamente, as datas de recebimento e aprovação na publicação.