Sobre o Boletim

O Boletim do Instituto Adolfo Lutz (BIAL), regulamentado através da Portaria nº 16, de 18 de outubro de 1988, é um periódico de divulgação técnico-científica do Instituto Adolfo Lutz (IAL) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), de interesse em Saúde Pública. As publicações são originárias de atividades de pesquisa e prestação de serviços à comunidade desenvolvidas nos diversos laboratórios do IAL e de resultados preliminares de investigações no campo da saúde coletiva.

Desde sua primeira edição em 1991, este veículo vem sendo aperfeiçoado constantemente com o propósito de alcançar maior visibilidade, com atribuição do ISSN impresso (1984-235X) e ISSN on-line (1984-2368) a partir de 2008.

Desta forma, com a finalidade de agregar maior agilidade na divulgação das informações e facilidade de acesso aos interessados, a partir de 2013, o BIAL passou a ser editado somente em meio eletrônico em formato PDF, disponível no site do IAL com uma única edição anual, adotando o sistema contínuo de publicação de artigos técnico-científicos.

A partir de 2025, o BIAL passa a integrar o Portal de Revistas Científicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o suporte da plataforma OJS (Open Journal System). Este sistema de código aberto permite a gestão editorial on-line e a publicação eletrônica de revistas científicas, entre outros recursos.

MISSÃO

Divulgar resultados de investigações técnico-científicas dos profissionais do Instituto Adolfo Lutz, relacionadas às ações de promoção à saúde, prevenção e controle de agravos e doenças de interesse em saúde pública, nas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária.

 

ESCOPO, IDIOMA E PERIODICIDADE

Editado em língua portuguesa, o periódico tem caráter multidisciplinar, aberto a contribuições de autores do Instituto Adolfo Lutz (IAL), abrangendo diferentes aspectos em Saúde Pública relacionadas às atividades laboratoriais de Vigilância em Saúde e áreas correlatas, desenvolvidas por profissionais atuantes em toda a rede do IAL do estado de São Paulo, publicando artigos técnico-científicos.

 

Publica prioritariamente pesquisas originais com contribuições relevantes na área laboratorial em saúde pública, realizadas com rigor científico e que possam ser replicadas e generalizadas, podendo incluir a participação de autores convidados de instituições de pesquisa externas.

O Boletim do Instituto Adolfo Lutz é uma publicação on-line em fluxo contínuo, em edição única anual, que compreende o período de janeiro a dezembro.

O título abreviado do periódico é Bol Inst Adolfo Lutz, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, em referências e legendas bibliográficas.