O Boletim do Instituto Adolfo Lutz (BIAL), cujo objetivo é divulgar informações de interesse em Saúde Pública, originárias de atividades desenvolvidas no próprio Instituto, com ênfase à apresentação gráfica e tabular de dados originários a partir dos registros nos diversos laboratórios existentes, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade, foi regulamentado através da Portaria nº 16, de 18 de outubro de 1988. Desde então, esse veículo de divulgação técnico-científica tem sido aperfeiçoado com o propósito de alcançar maior visibilidade. Assim, destaca-se a atribuição em 2008 do ISSN impresso (1984-235X) e on-line (1984-2368).
Com a finalidade de agregar maior agilidade na divulgação das informações e facilidade de acesso aos interessados, a partir de 2015, o BIAL passou a ser editado somente em meio eletrônico, em formato PDF, disponível no sitio eletrônico do Instituto Adolfo Lutz, no endereço www.ial.sp.gov.br, como publicação anual de fluxo contínuo.
Editado em língua portuguesa, o periódico consiste na multidisciplinaridade, abrangendo diferentes aspectos em Saúde Pública relacionadas às atividades laboratoriais de Vigilância em Saúde e áreas correlatas, desenvolvidas por profissionais atuantes em toda a rede do Instituto Adolfo Lutz do Estado de São Paulo, publicando artigos técnico-científicos e relatos de casos.
O Boletim do Instituto Adolfo Lutz (BIAL) oferece acesso totalmente digital, livre e imediato ao seu conteúdo, disponibilizando conhecimento científico ao público e proporcionando maior democratização mundial do acesso ao seu conteúdo e não cobra taxa de submissão ou de publicação.
A partir de 2023, o BIAL passa a integrar o Portal de Revistas Científicas da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, com o suporte da plataforma OJS (Open Journal System). Este sistema de código aberto, utilizado em todo o mundo, permite a gestão editorial online e a publicação eletrônica de revistas científicas, entre outros recursos.