Diretrizes para Autores
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os requisitos listados a seguir.
Carta de apresentação contendo a assinatura de todos os autores e os respectivos endereços eletrônicos. Um parágrafo declarando a responsabilidade de cada autor: ter contribuído substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; ter contribuído significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e ter participado da aprovação da versão final do manuscrito. Um parágrafo contendo a declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores. Um parágrafo contendo a declaração que o conteúdo não foi publicado, parcial ou integralmente, em outro periódico e que não se trata de plágio ou autoplágio.
O manuscrito deverá conter o título bilíngüe em português e em inglês; nome de cada autor e respectiva instituição de afiliação, incluindo endereço eletrônico e telefone do autor principal ou de correspondência. Todos os autores deverão fornecer o número de registro no ORCID (Open Researcher and Contributor) autenticado. Trata-se de um identificador digital único, amplamente aceito e reconhecido por pesquisadores e acadêmicos ao redor do mundo. Incluir também nome da agência financiadora e número(s) do processo(s) quando existir e no caso de artigo baseado em tese/dissertação, indicar o nome da instituição/Programa, grau e o ano de defesa.
Referências normalizadas compondo a estrutura do texto segundo estilo Vancouver, numeradas consecutivamente na ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto. Deverá ser incluído o endereço eletrônico DOI (Digital Object Identifier) ou URL (Uniform Resource Locator), quando disponíveis.
As Tabelas e Figuras devem ser numeradas sequencialmente e alocadas logo após indicação no texto. As Figuras devem ser enviadas nos formatos (tif, jpeg ou pdf), com resolução mínima 300 dpi.
Instruções para preparação de manuscritos
São aceitos manuscritos no idioma português.
Os requisitos exigidos para apresentação do manuscrito são descritos a seguir:
- Os textos devem ser redigidos em Word, no formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12. As legendas de tabelas e de figuras devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, e as notas de rodapé em fonte Times New Roman, tamanho 9.
- A estrutura do manuscrito deve estar em conformidade com as normas do Sistema Vancouver: Título; Autores e respectivas Afiliações; Resumo e Abstract; Palavras-chave e Keywords; Texto estruturado em formato único, abrangendo objetivo, material e métodos, resultados e conclusão; Referências; Tabelas; Figuras e Fotografias.
Título
Deve ser conciso e conter informações que expresse o conteúdo do manuscrito, redigido em português e inglês. Redigido em fonte Times New Roman, tamanho 14 com a primeira letra da sentença maiúscula, contendo até 180 caracteres, incluindo os espaços.
Autores
São considerados autores, aqueles que contribuíram substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; contribuíram significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo e participaram da aprovação da versão final do mesmo, de acordo com o International Committee of Medical Journal Editors– ICMJE.
Deve constar o nome completo e o e-mail do autor de correspondência, que deve estar assinalado com asterisco (*) e apresentar também o endereço institucional completo. É obrigatório informar ORCID do autor principal ou de correspondência e, sempre que possível, dos demais autores.
Afiliações
Deve ser indicada a instituição a qual cada autor está afiliado, na seguinte ordem de hierarquias institucionais de afiliação: laboratório, setor, seção, serviço, divisão, departamento, instituto, faculdade e universidade, cursos ou programas se for o caso. Não incluir cargos e funções dos autores.
Resumo e Abstract
O manuscrito deverá conter resumos bilíngues (português e inglês) e deve incluir objetivos do estudo, principais procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões. Devem conter até 100 palavras.
Palavras-chave e Keywords
Devem ser indicados 3 (três) descritores do conteúdo, extraídos, obrigatoriamente, do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DECS) nos idiomas português e inglês.
Texto estruturado em formato único
Texto deve ser estruturado em formato único, abrangendo objetivo, material e métodos, resultados e conclusão.
Deve conter no máximo 1600 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.
Tabelas, figuras, gráficos e fotos são limitados a 2 (dois), no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis e devem ser alocadas logo após sua citação no texto. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.
As referências bibliográficas, limitadas a 10, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.
Referências
A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Devem ser indicados, sequencialmente, no texto na forma de expoente, sem uso de parênteses, colchetes e similares. Nos casos em que há citação do nome do autor, o número da referência deve ser colocado a seguir do nome do autor. Trabalhos com dois autores devem fazer referência aos dois autores ligados por “e”. Nos outros casos apresentar apenas o primeiro autor (seguido de et al, em caso de autoria múltipla). A seguir, exemplos de citação de referência no texto:
Exemplo 1: Nos Estados Unidos e Canadá, a obrigatoriedade da declaração dos nutrientes no rótulo do alimento é mais antiga e foram desenvolvidos métodos hidrolíticos, como o AOAC 996.061, de extração e determinação da GT por cálculo a partir dos AG obtidos por cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (GC/DIC)2,3.
Exemplo 2: Segundo Chang et al31, o aumento do tamanho das partículas resulta numa redução da área de superfície conferindo uma melhora na retenção e estabilidade das mesmas.
As referências devem ser listadas ao final do texto. No caso de publicações com até seis autores, citam-se todos; acima de seis, citam-se os seis primeiros, seguidos da expressão latina “et al”. Referências de um mesmo autor devem ser organizadas em ordem cronológica crescente. Quando existente, incluir o endereço eletrônico contendo o DOI na citação do artigo para a recuperação do documento.
Exemplos de citação de referências
Artigos de periódicos
Maruf S, Sagar SK, Rashid MU, Uddin MR, Ghosh D, Ghosh P et al. Assessment of treatment outcomes of visceral leishmaniasis (VL) treated cases and impact of COVID-19 on VL management and control services in Bangladesh. J Infect Public Heal. 2023;16(11):1716-21. https://doi.org/10.1016/j.jiph.2023.09.003
Livros
American Public Health Association (US) – APHA. Standard methods for the examination of water and wastewater. 23ª ed. Washington, DC. 2017. ISBN: 978-0-87553-287-5.
Capítulos de livro
Sidrim JJC, Meireles TEF, Oliveira LMP, Diógenes MJN. Aspectos clínico laboratoriais das dermatofitoses. In: Sidrim JJC; Rocha MFG, organizador. Micologia médica à luz de autores contemporâneos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004.p.120-38.
Dissertações, teses e monografias
Abdala FANB. Pacientes com IRA-COV em um hospital de referência para COVID-19: um estudo transversal de desfecho para pacientes submetidos à hemodiálise durante a internação [dissertação de mestrado]. São Paulo (SP: Universidade de São Paulo; 2023. https://doi.org/10.11606/D.5.2023.tde-27022024-114316
Trabalhos de congressos, simpósios, encontros, seminários e outros
Buzzo ML, Almodovar AAB, Hilinski EG, Ferreira MLD. Desafios na gestão do Programa Estadual de Monitoramento da Água Tratada para Hemodiálise no estado de São Paulo. XI Encontro do Instituto Adolfo Lutz; novembro de 2024; São Paulo: Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo. 2024;83:Suplemento 1,e40523.
Dados eletrônicos
Ministério da Saúde (Brasil). DATASUS. Tecnologia da informação a serviço do SUS. Informações de Saúde. Tabnet. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2022 [acesso 2023 Dez 23]. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/
Legislação
Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 11, de 13 de março de 2014. Dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de diálise e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 14 mar 2014. Seção 1(50):40-2.
Autoria institucional
Instituto Adolfo Lutz (São Paulo - Brasil). Métodos físico-químicos para análise de alimentos: normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. 4. ed. [1. ed. digital]. São Paulo (SP): Instituto Adolfo Lutz; 2008. Disponível em: http://www.ial.sp.gov.br/resources/editorinplace/ial/2016_3_19/analisedealimentosial_2008.pdf
Patente
Larsen CE, Trip R, Johnson CR, inventors: Novoste Corporation, assignee. Methods for procedures related to eletrophysiology of the heart. US patent 5,529,067. 1995 Jun 25.
Manifestação de conflitos de interesse
Os autores serão responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros, de interesse comercial e/ou associativo, relacionados ao material de trabalho ou outros que possam influenciá-los, declarando a existência ou não de tais conflitos na Carta de Apresentação no momento da submissão. Os relatores também devem revelar aos editores qualquer conflito que possa influir ou impedir as suas avaliações.
Financiamento da pesquisa
Se a pesquisa foi subvencionada, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.
Nota de apresentação
Quando baseado em tese ou dissertação, indicar o nome do autor, título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada.
Declarações e documentos solicitados
Com a publicação on line pela plataforma OJS, o BIAL passa a usar a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International para os conteúdos publicados. Assim NÃO SERÁ MAIS EXIGIDO o Termo de Transferência de Direitos Autorais, após a aprovação do manuscrito para publicação.
Provas Diagramadas
O manuscrito, revisado e aprovado, será encaminhado para diagramação. O autor responsável pela correspondência receberá as provas gráficas para revisão, em formato PDF (Portable Document Format). A comissão do BIAL poderá solicitar figuras com melhor resolução, caso seja necessário. Nesta fase, não serão aceitas mudanças no conteúdo do trabalho. O prazo máximo para a revisão da prova é de dois dias. É importante cumprir os prazos de revisão para evitar atrasos e garantir a publicação na sequência programada do periódico.