Ciência Aberta

Preprint

Em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, o BEPA aceita artigos previamente disponibilizados em servidores preprint. Essa postura reflete o compromisso da revista em promover a rápida disseminação da pesquisa e apoiar os autores que desejam compartilhar seu trabalho de forma antecipada, permitindo-lhes receber feedback valioso antes da revisão formal por pares e acelerando a comunicação científica.

Ao enviar seus artigos, os autores têm a liberdade de escolher em qual servidor de preprint em plataformas públicas desejam publicá-los. Essa flexibilidade visa facilitar o processo e garantir que os autores se sintam confortáveis com a divulgação de seu trabalho antes da revisão por pares.

Durante o processo de submissão, é solicitado aos autores que forneçam o link e o DOI do manuscrito preprint, possibilitando que os editores tenham acesso direto às versões anteriores do trabalho. Essas informações devem ser incluídas na folha de rosto do artigo, fornecendo transparência e facilitando o acompanhamento do processo editorial. Essa prática demonstra o compromisso do BEPA em valorizar e reconhecer a importância dos preprints na comunicação científica atual.

Caso o manuscrito seja aceito para publicação, os autores deverão obrigatoriamente e imediatamente retirar o documento do repositório de preprint ou indicar no repositório o link da versão publicada no BEPA.

 

Dados abertos

O BEPA enfatiza a importância da transparência e da replicabilidade na pesquisa científica. Nesse sentido, orientamos que os dados resultantes das coletas das pesquisas, bem como os códigos utilizados, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, garantindo sua acessibilidade e preservação a longo prazo. Essa prática não apenas promove a integridade da pesquisa, mas também contribui para o avanço do conhecimento científico ao possibilitar a validação e a reutilização dos dados por outros pesquisadores. Como exemplo de repositórios nacionais recomendamos o Arca Dados, o repositório de dados da Fiocruz - https://portal.fiocruz.br/dados-abertos e o SciELo Data https://data.scielo.org/

Para tanto, o autor deve informar, na folha de rosto, em qual repositório os dados da pesquisa foram publicados.