Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos usuários que frequentaram o serviço de aconselhamento no Serviço de Atenção Especializada - SAE Campos Elíseos do município de São Paulo, Brasil entre abril e junho de 2006 e medir a prevalência da infecção pelo HIV e sífilis. A metodologia utilizada foi um estudo transversal que incluiu todos os usuários atendidos pela primeira vez nesse período. Foram entrevistados 540 indivíduos. A análise descritiva dos dados foi realizada para as seguintes variáveis: sexo, idade, raça/cor, estado civil, escolaridade, ocupação, região de moradia, região de trabalho, motivo da procura, origem da demanda, vulnerabilidade/exposição, uso de preservativos e resultados de sorologias para o HIV e Sífilis. Dentre o total de sujeitos incluídos no estudo, 70% eram do sexo masculino, 41% tinham entre 20 a 29 anos de idade, 59% eram broncos, 43% tinham 8 a 11 anos de estudo, 73% eram solteiros, 64% e 53% viviam e trabalhavam na área central da cidade 15% eram trabalhadores do sexo. A população de homens que fazem sexo com homens representaram mais de 50% dos sujeitos atendidos no serviço. Foram realizados 403 testes para HIV e 408 para VDRL, com 11% de soropositividade para o HIV e 9% de VDRL reagentes. A discussão destes resultados é importante para a gestão da assistência e prevenção, especialmente no que concerne às populações mais vulneráveis.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Manual de controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, 4ª edição – Brasília, 2006.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/aids, Brasília (DF). Oficina de Aconselhamento em DST/HIV/AIDS para a Atenção Básica – Brasília, 2005.
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Boletim Epidemiológico de AIDS, HIV/DST e Hepatites B e C do Município de São Paulo, Ano XIII – nº 12- Área Técnica DST/Aids – Cidade de São Paulo, Junho, 2009.
Dias RSA, Moreno DMFC,Sodré UNS et al – Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento para CTA DST/aids Pirituba/ São Paulo, com sorologia positiva anti–HIV positivo, em 2001 e 2002. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/2003.
Mello ICA, Sobrinho AJV, Pinto LG. et al – Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/aids (CTA) Santo Amaro/São Paulo, com resultado positivo para sorologia anti-HIV. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/2003.
Zácaro C, Bassichetto KC, Mesquita F. et al. Estudo da Ocorrência de Sífilis entre usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Henfil/São Paulo, infectados pelo HIV. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/ 2003.
Zular PS, Egídio MC, Bassichetto KC et al. Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV (CTA) São Miguel/ São Paulo, com resultado positivo para sorologia anti-HIV, em 2001 e 2002. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP,dez/2003.
Bassichetto K.C, Mesquita F, Zácaro C. et al – Perfil Epidemiológico dos Usuários de um Centro de Testagem e Aconselhamento para DST/aids da rede municipal de São Paulo, com sorologia positiva para o HIV, em 2001 e 2002. Revista Brasileira de Epidemiologia – 7(3):302-310, set/2004.
Veras MASM, Bassichetto KC, Bergamashi DP et al – Perfil Epidemiológico de Usuários de Serviços Municipais de Testagem e Aconselhamento em DST/aids, com resultados positivos para o HIV-1. Cidade de São Paulo, nov. 2000 a abr. 2001. Jornal Brasileiro de Aids;6(2):76-80,mar/abr.2005.
Farias N, Tancredi MV, Wolffenbüttel K, Tayra A. Características dos usuários e fatores associados à soropositividade para o HIV em usuários de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Estado de São Paulo, 2000 a 2007. BEPA – Boletim Epidemiológico Paulista 2008 (on line); 5(60). Disponível: URL.
Schneider IJC, Ribeiro C, Breda D, Skalinski SM, d'Orsi E. Perfil epidemiológico dos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado de Santa Catarina, no ano de 2005. Cad. Saúde Pública 2008; 24(7):1675-1688.
Beloqui JA. Risco relativo para Aids de homens homo/bissexuais em relação aos heterossexuais. Rev Saúde Pública. 2008;42(3):437-42.
Brito VOC, Parra D, Facchini R, Buchalla CM. Infecção pelo HIV, hepatites B e C e sífilis em moradores de rua, São Paulo. Rev Saúde Pública. 2007;41(Supl. 2):47-56.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Marylei Castaldelli Verri Deienno, Norma Farias, Janice Chencinscki, Renata Nunes Simões