Perfil dos usuários do serviço de aconselhamento no Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids Campos Elíseos, Município de São Paulo,Brasil

Autores

  • Marylei Castaldelli Verri Deienno Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Norma Farias Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo
  • Janice Chencinscki Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Renata Nunes Simões Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Palavras-chave:

Perfil epidemiológico e comportamental, Testagem para o HIV, Aconselhamento.DST/Aids

Resumo

 O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos usuários que frequentaram o serviço de aconselhamento no Serviço de Atenção Especializada - SAE Campos Elíseos do município de São Paulo, Brasil entre abril e junho de 2006 e medir a prevalência da infecção pelo HIV e sífilis. A metodologia utilizada foi um estudo transversal que incluiu todos os usuários atendidos pela primeira vez nesse período. Foram entrevistados 540 indivíduos. A análise descritiva dos dados foi realizada para as seguintes variáveis: sexo, idade, raça/cor, estado civil, escolaridade, ocupação, região de moradia, região de trabalho, motivo da procura, origem da demanda, vulnerabilidade/exposição, uso de preservativos e resultados de sorologias para o HIV e Sífilis. Dentre o total de sujeitos incluídos no estudo, 70% eram do sexo masculino, 41% tinham entre 20 a 29 anos de idade, 59% eram broncos, 43% tinham 8 a 11 anos de estudo, 73% eram solteiros, 64% e 53% viviam e trabalhavam na área central da cidade 15% eram trabalhadores do sexo. A população de homens que fazem sexo com homens representaram mais de 50% dos sujeitos atendidos no serviço. Foram realizados 403 testes para HIV e 408 para VDRL, com 11% de soropositividade para o HIV e 9% de VDRL reagentes. A discussão destes resultados é importante para a gestão da assistência e prevenção, especialmente no que concerne às populações mais vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Manual de controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, 4ª edição – Brasília, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/aids, Brasília (DF). Oficina de Aconselhamento em DST/HIV/AIDS para a Atenção Básica – Brasília, 2005.

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Boletim Epidemiológico de AIDS, HIV/DST e Hepatites B e C do Município de São Paulo, Ano XIII – nº 12- Área Técnica DST/Aids – Cidade de São Paulo, Junho, 2009.

Dias RSA, Moreno DMFC,Sodré UNS et al – Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento para CTA DST/aids Pirituba/ São Paulo, com sorologia positiva anti–HIV positivo, em 2001 e 2002. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/2003.

Mello ICA, Sobrinho AJV, Pinto LG. et al – Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/aids (CTA) Santo Amaro/São Paulo, com resultado positivo para sorologia anti-HIV. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/2003.

Zácaro C, Bassichetto KC, Mesquita F. et al. Estudo da Ocorrência de Sífilis entre usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Henfil/São Paulo, infectados pelo HIV. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP, dez/ 2003.

Zular PS, Egídio MC, Bassichetto KC et al. Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV (CTA) São Miguel/ São Paulo, com resultado positivo para sorologia anti-HIV, em 2001 e 2002. II Inventário de Pesquisas e Estudos em DST/aids – DST/aids – Cidade de São Paulo, SMS – PMSP,dez/2003.

Bassichetto K.C, Mesquita F, Zácaro C. et al – Perfil Epidemiológico dos Usuários de um Centro de Testagem e Aconselhamento para DST/aids da rede municipal de São Paulo, com sorologia positiva para o HIV, em 2001 e 2002. Revista Brasileira de Epidemiologia – 7(3):302-310, set/2004.

Veras MASM, Bassichetto KC, Bergamashi DP et al – Perfil Epidemiológico de Usuários de Serviços Municipais de Testagem e Aconselhamento em DST/aids, com resultados positivos para o HIV-1. Cidade de São Paulo, nov. 2000 a abr. 2001. Jornal Brasileiro de Aids;6(2):76-80,mar/abr.2005.

Farias N, Tancredi MV, Wolffenbüttel K, Tayra A. Características dos usuários e fatores associados à soropositividade para o HIV em usuários de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Estado de São Paulo, 2000 a 2007. BEPA – Boletim Epidemiológico Paulista 2008 (on line); 5(60). Disponível: URL.

Schneider IJC, Ribeiro C, Breda D, Skalinski SM, d'Orsi E. Perfil epidemiológico dos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado de Santa Catarina, no ano de 2005. Cad. Saúde Pública 2008; 24(7):1675-1688.

Beloqui JA. Risco relativo para Aids de homens homo/bissexuais em relação aos heterossexuais. Rev Saúde Pública. 2008;42(3):437-42.

Brito VOC, Parra D, Facchini R, Buchalla CM. Infecção pelo HIV, hepatites B e C e sífilis em moradores de rua, São Paulo. Rev Saúde Pública. 2007;41(Supl. 2):47-56.

Downloads

Publicado

2010-02-26

Como Citar

1.
Castaldelli Verri Deienno M, Farias N, Chencinscki J, Nunes Simões R. Perfil dos usuários do serviço de aconselhamento no Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids Campos Elíseos, Município de São Paulo,Brasil. Bepa [Internet]. 26º de fevereiro de 2010 [citado 4º de maio de 2024];7(74):13-22. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38529

Edição

Seção

Artigo Especial