O impacto das causas externas entre crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, 2005
PDF

Palavras-chave

causas externas
acidentes domésticos
criança
adolescente

Como Citar

1.
Pinheiro Gawryszewski V. O impacto das causas externas entre crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, 2005. Bepa [Internet]. 30º de julho de 2007 [citado 22º de janeiro de 2025];4(43):12-5. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38739

Resumo

As causas externas estão entre as principais causas de morbi-mortalidade de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo deste estudo é realizar uma análise inicial da morbi-mortalidade decorrente de causas externas não-intencionais (também chamadas “acidentes”) em crianças e adolescentes desta faixa etária, residentes no Estado de São Paulo, com os dados de 2005, enfatizando algumas medidas de intervenção no ambiente doméstico. Foram analisados os bancos de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os resultados encontrados mostraram que as causas externas situam-se entre as cinco principais causas de morte para todas as faixas etárias da população do estudo e também para as internações hospitalares realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), exceto para menores de 1 ano. A análise segundo os tipos de causas externas evidenciou diferenças marcantes entre as informações de mortalidade e morbidade hospitalar. As sufocações, afogamentos e atropelamentos são freqüentes causas de morte. As quedas, queimaduras e acidentes de transporte são importantes causas de hospitalização.

PDF

Referências

MS. Ministério da Saúde. Datasus. Disponível em: http://www.datasus.gov.br/. Acesso em 24/5/2007.

Mercy JA, Sleet DA, Doll L. Applying a developmental and ecological framework to injury and violence prevention. In: Injury prevention for children and adolescents, Research, Practice and Advocacy. Editor: Liller KD. American Public Health Association, USA 2006.

Krug Eg et al. (eds.). World report on violence and health. Geneva, World Health Organization, 2002.

Paes CE, Gaspar VL. As injúrias não-intencionais no ambiente domiciliar: a casa segura. J Pediatr2005; 81(5 Suppl):S146- S154.

Gawryszewski VP, Koizumi MS, Mello Jorge, MHP. As causas externas no Brasil no ano 2000: comparando a mortalidade e morbidade. Cad. Saúde Pública 2004; Brasil, v.20, n.4, p.995; 1003.

Phelan KJ, Khoury J, Kalkwarf H, Lanphear B. Residential injuries in U.S. children and adolescents. Public Health Rep. 2005 Jan-Feb;120(1):63-70 .

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Vilma Pinheiro Gawryszewski

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...