Investigação Acarológica realizada em Ribeirão Pires frente a Infestação de Carrapatos do Gênero Amblyomma

Autores

  • Eliana Maciel de Góes Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires
  • Cirlei Aparecida Zanon Mendes Gonçalves Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metodista
  • Nelson Roberto Tognollo Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires
  • Márcia Flóes de Magalhães Programa de Controle de Vetores de Ribeirão Pires
  • Patrícia Bezerra da Silva Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires

Palavras-chave:

febre maculosa, carrapato, Amblyomma, investigação acarológica

Resumo

 Em 2005, a vigilância acarológica no município de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, foi intensificada em   razão das inúmeras solicitações da população, que se mostrava bastante preocupada com o aumento do   número de carrapatos e com o risco de desenvolver a febre maculosa. As investigações acarológicas realizadas   pelo Centro de Controle de Zoonoses municipal abrangeram áreas infestadas pelos vetores da doença,   Amblyomma cajennense e Ambyomma aureolatum, e áreas com registros de casos humanos suspeitos de febre   maculosa. Observou-se que as maiores infestações nos domicílios estavam associadas à presença de   hospedeiros primários, equinos e cães, e que as duas espécies de carrapatos do gênero Amblyomma ocorrem   praticamente na mesma proporção. A melhor medida de proteção para a doença é evitar a exposição do homem   ao carrapato transmissor, em áreas de mata e outros locais possivelmente infestados. A manutenção de animais   domésticos, domiciliados e periodicamente tratados com carrapaticidas, é importante para o controle da   infestação. A informação e conscientização da população sobre a doença e sua gravidade são fundamentais,   pois o sucesso das ações de prevenção e controle somente será alcançado pela parceria da comunidade e   órgãos públicos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil. Agência Fiocruz de Notícias. Especialista responde perguntas mais comuns sobre a febre maculosa. [Boletim on-line]. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/entrevistas/elba_lemos.sp.htm [ 2005 nov 17].

São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Varicela, difteria, febre maculosa brasileira: aspectos epidemiológicos do Estado de São Paulo. Rev. Saúde Pública, 2003; v 37 nº 06.

Del Guersio VMF, Rocha MMM, Melles HHB, Lima VCL, Pignatti MG. Febre maculosa no município de Pedreira, SP, Brasil. Inquérito sorológico. Rev. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1997, 30:47-52.

Brasil. Agência Fiocruz de Notícias. Febre maculosa: especialistas da Fiocruz explicam em coletiva os principais aspectos da doença [Boletim on-line]. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/novidades/out05/ maculosa_ferp.htm [2005 nov 17]

Brasil. Universidade Federal de Ouro Preto. Febre maculosa. Revista da Pesquisa & Pósgraduação, (2005 mai 10)

São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Informe Técnico II;, dezembro 2004.

Góes EM. Febre maculosa: 42 casos suspeitos. Diário do Grande ABC, 10 de novembro de 2005; caderno Sete Cidades.

Góes EM. CCZ agilizará identificação de carrapatos. Mais Notícias, Ribeirão Pires, p.04, 5 novembro 2005.

Labruna MB, Leite RC, Gobesso AAO, Gennari SM, Kasai N. Controle estratégico do carrapato Amblyomma cajennense em equinos. Ciência Rural, 2004, 34:195-200.

Santos AP. Aspectos epidemiológicos da febre maculosa em uma área endêmica do município de Mogi das Cruzes (SP) e estudo em laboratório do ciclo de vida do vetor Amblyomma aureolatum (Acari: Ixodidae) [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2003. Resumo.

Barros-Battesti DM, Arzua M, Bechara GH. Carrapatos de importância médico-veterinária da região neotropical um guia ilustrado para identificação de espécies. Primeira edição. São Paulo: Butantan, 2006.

São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Febre maculosa – Informações para profissionais de saúde; 2000-2001.

Downloads

Publicado

2006-11-30

Como Citar

1.
de Góes EM, Zanon Mendes Gonçalves CA, Tognollo NR, Flóes de Magalhães M, Bezerra da Silva P. Investigação Acarológica realizada em Ribeirão Pires frente a Infestação de Carrapatos do Gênero Amblyomma. Bepa [Internet]. 30º de novembro de 2006 [citado 22º de julho de 2024];3(35):13-8. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38789

Edição

Seção

Artigo Original