Experiência do município de São Paulo na implantação de Serviços de Saúde Integral para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos, Assexuais e Pessoas com Vivência de Variabilidade de Gênero – LGBTIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57148/bepa.2023.v.20.38884

Palavras-chave:

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos, Assexuais

Resumo

Historicamente a população LGBTIA+ é excluída nos serviços de saúde. As dificuldades de acesso são legítimas e decorrentes do estigma e discriminação. Foi necessário fortalecer o acesso e a qualidade do atendimento em saúde. As pessoas LGBTIA+ precisavam ser melhor acolhidas, ter garantido atendimento integral e ter seus direitos básicos respeitados. Era indispensável ampliar a rede de serviços de hormonização, rever sistemas de informação (nome social/gênero/orientação sexual) e investir na capacitação dos profissionais de saúde. Para solucionar essas questões, foi desenhado pela AT da SMS um plano de ações e estratégias de cuidado em conjunto com as seis interlocutoras regionais LGBTIA+. O principal resultado foi a implementação de unidades na Rede SAMPA Trans, de 28 unidades para 47 em 2022. Isso permitiu dar maior visibilidade a essa população, aprimorar o acolhimento, ofertar acompanhamento de qualidade desde a utilização de hormônios, até as cirurgias de transformação corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tânia Regina Corrêa Souza, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Coordenadora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+ da SMS/SP

Flavia Helena Ciccone, Coordenadoria Regional de Saúde Norte

Interlocutora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Julia de Moura Godoy, Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste

Interlocutora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Márcia Valéria Pereira, Coordenadoria Regional de Saúde Centro

Interlocutora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Emanuel Aparecido Januário, Coordenadoria Regional de Saúde Leste

Interlocutor Assistente da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Juliane Guingo, Coordenadoria Regional de Saúde Sul

Interlocutora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Marina Pereira dos Santos Stagni, Coordenadoria Regional de Saúde Oeste

Interlocutora da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Marcela Eugenia Ordonez Maciel, Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste

Interlocutora Assistente da Área Técnica de Saúde Integral da População LGBTIA+

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.836 - Política de atenção integral à população LGBT. Brasília; 1º dez. 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.803 de 19 de novembro de 2013. Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2013.

São Paulo (Prefeitura). Decreto no 58.228, de 16 de maio de 2018. Uso do nome social e reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal. São Paulo: Casa Civil, 2018.

Conselho Federal de Medicina. Resolução nº 2.265, de 20 de setembro de 2019. Cuidado específico à pessoa com incongruência de gênero ou transgênero. Brasília: Diário Oficial da União, 2020 janeiro (9): 1(6).

Calazans G, Amador S, Beretta G, Figueira Junior N, Cavalcanti AL. A experiência de implantação da Política de Saúde Integral para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no município de São Paulo. BIS, v.19, nº 2:105-15: São Paulo, 2018.

Secretaria Municipal da Saúde (São Paulo). Composição do Comitê LGBTI da Secretaria Municipal de Saúde. Diário Oficial da Cidade de São Paulo; 2019 junho (27); 64(119): 28.

Prefeitura.sp.gov [internet]. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde. Atenção Básica: Saúde Integral da População LGBTIA+. [acesso em 21 nov. 2022]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=291627

Publicado

2023-06-28

Como Citar

1.
Souza TRC, Ciccone FH, Godoy JM, Pereira MV, Januário EA, Guingo J, Stagni MPS, Maciel MEO. Experiência do município de São Paulo na implantação de Serviços de Saúde Integral para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos, Assexuais e Pessoas com Vivência de Variabilidade de Gênero – LGBTIA+. Bepa [Internet]. 28º de junho de 2023 [citado 29º de abril de 2024];20(220):1-16. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38884

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)