A Revista do Instituto Adolfo Lutz adota o modelo de Acesso Aberto, garantindo que todo o seu conteúdo esteja disponível gratuitamente, sem custos para os usuários.
Os leitores têm a liberdade de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos para qualquer finalidade legal, respeitando a licença de uso do Creative Commons adotada pela revista.
Essa abordagem de Acesso Aberto segue as diretrizes da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI). Além disso, a Revista do Instituto Adolfo Lutz atende aos critérios de Acesso Aberto estabelecidos pelo Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ), proporcionando acesso público imediato ao seu conteúdo, sem períodos de embargo e sem a necessidade de registro por parte dos usuários.
Também opera sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY, permitindo distribuição, remixagem e adaptação da obra, inclusive comercialmente, desde que seja atribuído crédito aos autores pela criação original.
Todos os autores que publicam na Revista do Instituto Adolfo Lutz, aceitam esses termos de publicação, reforçando o compromisso com a disseminação aberta e colaborativa do conhecimento.