Tendência do perfil dos consumidores de azeite de oliva
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Palavras-chave

azeite de oliva
consumidor
pesquisa de mercado

Como Citar

1.
Dutra LB, Duarte MSL, de Souza ECG. Tendência do perfil dos consumidores de azeite de oliva. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 25º de abril de 2013 [citado 23º de abril de 2024];72(4):322-6. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/32935

Resumo

O presente estudo avaliou a tendência do perfil de 167 consumidores de azeite de oliva por meio de uma pesquisa de mercado, realizada em abril de 2013 em supermercados de Muriaé (MG), Brasil. Foi conduzida uma pesquisa descritiva, quantitativa por meio de questionário estruturado em que visava investigar os seguintes parâmetros: sexo, idade, escolaridade, renda familiar, história pessoal de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, entre outras), bem como o tipo, a marca e a quantidade de azeite consumida e a motivação para o seu consumo. Dos 171 entrevistados, 167 (98 %) relataram o consumo deste produto. Ao traçar o perfil dos consumidores foi verificado que a maioria (61 %) era do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, com renda de 1 a 3 salários mínimos, nível médio de escolaridade, ausência de histórico de doenças crônicas, consumo diário de 7,89 mL de azeite puro e 3,54 mL do composto e tendo a motivação “gostar de azeite” para o consumo. Com base nos resultados obtidos, se faz importante direcionar estratégias para estimular o aumento e adequação do consumo de azeite, considerando que este produto pode contribuir na prevenção e/ou redução de doenças crônicas.
https://doi.org/10.18241/0073-98552013721581
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Copyright (c) 2013 Lilian Bittencourt Dutra, Maria Sônia Lopes Duarte, Eliana Carla Gomes de Souza

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