Incidência de Giardia sp. em fezes de animais domésticos
PDF

Como Citar

1.
Costa J da S. Incidência de Giardia sp. em fezes de animais domésticos. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 31º de julho de 1952 [citado 17º de junho de 2024];12(1-2):47-8. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/33219

Resumo

A giardiose ou lamblíase é protozoose muito freqüente na especie humana, incidindo, principalmente, em crianças na idade escolar, manifestando-se, geralmente, por distúrbios intestinais. Seu diagnóstico é fàcilmente feito pelo exame parasitológico das fezes, empregando-se o método direto e o de enriquecimento de Faust.
Procurando verificar"'a incidência da giardiose nos animais domésticos, fizemos exames de fezes adotando, como rotina, a seguinte técnica : numa lâmina comum, colocar 1 a 2 gôtas de lugol forte, emulsionar, por meio de um bastão de vidro ou palito, uma pequena porção de fezes, cobrindo a preparação com lamínula, e examinar ao microscópio com aumento médio (320 a 400X). Deve-se ter o cuidado de homogenizar, previamente, as fezes e fazer preparação bem delgada. Por êste exame direto, podem ser encontrados os cistos de Giardia com sua morfologia característica e as formas vegetativas sem movimento. Quando se quiser observar o movimento das formas vegetativas, faz-se o esfregaço em solução fisiológica usando fezes recentes.
https://doi.org/10.53393/rial.1952.12.33219
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1952 José da Silva Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.