Resumo
Em um caso clinicamente característico e micro biologicamente positivo de leishmaniose cutaneomucosa americana da face, foi por mim verificada a absoluta anergia do paciente ao antígeno leishmaniótico com que se pratica a intradermo-reação de Montenegro. Após ligeira anamnese sobre o passado venéreo do doente, foram feitas as reações sorológicas para sífilis (r. de Wassermann e de Kalin), que resultaram fortemente positivas (+ + + + ). Durante 45 dias foi o paciente submetido a injeções bissemanais de iodeto de bismuto e de "Eparseno", visando, ao mesmo tempo, a melhorada sífilis contraída cerca de 6 anos antes e da leishmaniose adquirida posteriormente, isto é, havia mais ou menos 4 anos. Os resultados desses tratamentos simultâneos foram os seguintes: 1.o - melhora sorológica da sífilis cujas reações de Wassermann e de Kahn caíram para levemente positivas (+); 2.° - melhora clínica acentuada das lesões e da fortíssima infiltração leishmaniótica que as acompanhava; 3.° - intradermo-reação de Montenegro fortemente positiva (+ + + + ) com formação de pústula. Tratando-se, indubitavelmente, de caso inédito de anergia leishmaniótica causada pela sífilis, chamo para ele a atenção dos pesquisadores, salientando que a sífilis é, certamente, uma das causas anergizantes da leishmaniose e uma das razões por que, às vezes, casos clínicos e microbiológicos positivos de leishmaniose cutâneo mucosa americana não reagem positivamente à intradermo-reação de Montenegro.
Referências
1. GOMES, L. DE SALLES - 1939 - A intradermo-reacção de Montenegro na leishmaniose e outras pesquisas afins. Brasil Médico 53 (49): 1079-1087.
2. MONTENEGRO, J. - 1926 - A cútis-reação na leishmaniose. Ann. Fac. Med. S. Paulo 1: 323-330 e Arch. Dermat. Syph. 13: 187-194.
3. PESSÔA, S. B. e B. R. PESTANA - 1940 - A intradermo-reação de Montenegro nas campanhas sanitárias contra a leishmàniose. S. Paulo Médico 13, 2(5/6): 133-151.
4. ARANTES, S. C. - 1941 - A intradermo-reação de Montenegro na lepra. Folha Médica 22 : 63-66.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1953 Luís de Salles Gomes