Resumo
No estudo das melhores variedades de soja, para encorajar o seu cultivo entre os agricultores paulistas, tivemos a oportunidade de examinar amostra de solo dos canteiros em experiência, para identificar os nematóides parasitos. Em um dêsses exames encontramos um parasito tilencóide, que nos alertou pela particularidade de apresentar maior número de machos que fêmeas. Como não pudemos identificar a espécie, conservamos o material em lâmina, para posterior estudo sistemático, dada a sua importância como parasito da soja.
Voltando ao assunto depois de decorridos alguns anos, tivemos necessidade de novo material para comprovar os dados obtidos e observar mais uma vez os pontos obscuros que os espécimes em lâmina não mostraram claramente, mas, infelizmente, não foi possível localizar o canteiro de onde proviera o material em questão. Assim, tivemos que utilizar o mesmo material, conservado em lâmina, cujas condições de visibilidade não eram boas. [...]
Referências
1. FILIPJEV, I. e J. H. SCHUURMANS STECKHOVEN JR. - A manual or agricultural helmínthology, Leiden, E. J. Brill., 1941, figs. 1-460.
2. LORDELLO, L. G. E. - 1955- A new nematade, Rotylenehus melaneholieus n. sp., round associated with grass roots, and its sexual dimorphism. J. Wash. Aead. Sci., 45 (3): 81-83.
3. THORNE, G. - 1949 - On the classification of the Tylenehida, new order (Nematoda, Phasmidia). Proc. Helm. Soc. Wash. 16 (2): 37-73
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1957 J. C. Carvalho