O PROCESSO MUSEOGRÁFICO DE UM RESGATE HISTÓRICO Comemorações de Centenários marcantes na Saúde Pública Brasileira Paracoccidioidomicose – Leishmaniose Tegumentar Americana - “Mal de Chagas”
pdf

Palavras-chave

Museografia
História da Ciência
Saúde Pública
Acessibilidade

Como Citar

1.
CALIXTO SC da R, FEDERSONI JR PA. O PROCESSO MUSEOGRÁFICO DE UM RESGATE HISTÓRICO Comemorações de Centenários marcantes na Saúde Pública Brasileira Paracoccidioidomicose – Leishmaniose Tegumentar Americana - “Mal de Chagas”. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 30º de dezembro de 2010 [citado 4º de dezembro de 2024];69:68-76. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/38544

Resumo

Descrição detalhada do processo de musealização de dados históricos de Saúde Pública, sua trajetória museográfica e a conclusão expográfica para a exibição ao público. Três foram os temas das séries de exibições: 1 - “Descrição de Paracoccidioides brasiliensis, por Dr. Adolpho Lutz, em 1908”; 2 - “Descoberta do agente patogênico do Mal de Chagas, Trypanosoma cruzi, por Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas, em 1909”; 3 - “Descoberta do agente patogênico da Leishmaniose Tegumentar Americana, Leishmania brazilliensis, por Dr. Adolpho Carlos Lindenberg, em 1909”. Inúmeras reuniões foram feitas com especialistas em cada uma das áreas das patologias, para se estabelecer os rumos das exposições. A partir delas, estratégias expográficas foram estabelecidas para apresentar os temas a todas as tipologias de público (profissionais da saúde, leigos e pessoas com necessidades especiais de todos os tipos). Exaustiva pesquisa histórica sobre os temas moldou o teor das exibições. Documentos originais, fontes tipográficas, fotos esmaecidas e objetos de época foram adicionados aos estudos para que, na elaboração expográfica, todos os elementos culminassem com a ambientação que formasse uma linguagem não verbal da época das descobertas. Foram expostos, ao todo, quatorze pôsteres, aparelhos e instrumentos científicos. Uma vez que o MusIAL é um Museu que faz parte do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, com foco em Museus Acessíveis, para as pessoas que apresentam deficiências, confeccionaram-se inúmeros objetos, em moldes plásticos (réplicas ampliadas de lâminas de microscópio, tecidos, vetores e agentes patogênicos), a fim de serem manuseados.

pdf

Referências

-Instituto Adolfo Lutz – 100 anos do Laboratório de Saúde Pública. Edição Comemorativa. Ed. Letras e Letras, 1992. 280. Disponível em: http://www.cibersaude.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=16820.

-Revista Eaesc - Ex-Alunos da Santa Casa. mar/abril 2007; 29.

- Lacaz, CS. Adolfo Lutz. In: Vultos da Medicina Brasileira.1963; 7.

_____. Adolpho Carlos Lindenberg. In: Vultos da Medicina Brasileira.1963; 32.

_____. Carlos Chagas. In: Vultos da Medicina Brasileira.1963; 48.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Silvana Campos da Rocha CALIXTO, Pedro Antonio FEDERSONI JR

Downloads

Não há dados estatísticos.