Museu do Instituto Adolfo Lutz (MusIAL) combinando a arte e a ciência através da sucata
PDF

Palavras-chave

Museus
Comunicação e Divulgação Científica
Arte

Como Citar

1.
Calixto SC da R, Araújo CM da S, Hong MA, (Aposentado) PAFJ. Museu do Instituto Adolfo Lutz (MusIAL) combinando a arte e a ciência através da sucata. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 3º de novembro de 2024 [citado 5º de fevereiro de 2025];83:e40831. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/41284

Resumo

Museu é conceituado como sendo o espaço onde ocorre a guarda e a exibição de coleções de objetos de interesses diversos, dentre eles o científico, com o propósito de difundir conhecimentos humanos. Desde 2006, para atender pessoas com deficiência e diante dos recursos financeiros limitados, o Museu do Instituto Adolfo Lutz (MusIAL) tem inovado na divulgação científica unindo a arte e a ideia de sustentabilidade para criar boa parte do acervo, utilizando materiais de sucata, servindo assim de inspiração para professores da rede pública que precisam atender seus alunos com necessidades especiais. Assim, com o objetivo de trazer os conhecimentos científicos do universo de doenças que o Instituto Adolfo Lutz participa como órgão de Vigilância em Saúde Pública e, de forma lúdica e criativa, o MusIAL monta suas exposições através da transformação de sucatas como papelão, isopor, plásticos, metais e materiais de baixo custo em instrumentos de “conversa” com o visitante. Um desses instrumentos é o personagem “Médico da Peste”, que pode ser visto na exposição “O Mundo está em surto” do MusIAL, que tem o corpo confeccionado em papelão, adornado com retalhos de EVA, que leva o visitante a viajar pela idade média através do cenário construído com isopor cortado e pintado, papelão e alumínio. O mais importante é a interação, pois todo o material pode ser tocado, satisfazendo a curiosidade dos visitantes e a necessidade de pessoas com deficiência, diminuindo a necessidade de textos longos, que sabemos ser cansativos e improdutivos dentro do espaço expositivo. Portanto, o uso de sucata representa importante material para exposições e museus, colaborando com seu papel de divulgação científica de forma lúdica, sustentável, manuseável pelos visitantes sem e com deficiência, além de ser de baixo custo. 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Silvana Campos da Rocha Calixto, Cláudia Maria da Silva Araújo, Marisa Ailin Hong, Pedro Antônio Federsoni Jr (Aposentado)

Downloads

Não há dados estatísticos.