Gestão de qualidade no serviço público – estudo de caso da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen)
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Palavras-chave

Gestão de Qualidade
Serviço Público.
Autoavaliação

Como Citar

1.
Alcantara RM de, Lucas Jr D. Gestão de qualidade no serviço público – estudo de caso da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Bepa [Internet]. 29º de maio de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];17(197):1-15. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/33941

Resumo

O presente estudo de caso visa apresentar como uma instituição pública da área da saúde pode elaborar diretrizes para um projeto de implantação da melhoria institucional, por meio da autoavaliação, com auxílio de ferramentas da gestão de qualidade. Esta é de grande importância dentro de uma organização, pois permite que sejam traçadas estratégias que possam resolver ou amenizar suas problemáticas. A Gestão de Qualidade vem ao encontro da grande necessidade de trazer para as organizações a estratégia de alcançar melhoria, chegando à excelência naquilo que desempenham, em toda parte da organização, ou seja, nas pessoas, nos departamentos, nos sistemas, no atendimento e consequentemente no resultado. A metodologia utilizada foi a qualitativa e de forma subjetiva foi apresentada a trajetória da busca pela implantação do projeto de melhoria institucional mediante a gestão de qualidade na Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, da Secretaria de estado da Saúde de São Paulo, com embasamento no instrumento de autoavaliação da Gespública 250 pontos, juntamente com as ferramentas da gestão de qualidade. São muitas as limitações e dificuldades enfrentadas por organizações que tentam implantar a gestão de qualidade e isso ocorre pela falta de conhecimento no assunto e falta de motivação, principalmente por parte dos gestores, que têm como uma de suas incumbências manter a equipe motivada. Uma organização é formada por pessoas que devem trabalhar com o foco na melhoria e busca constante da excelência, o que é possível com a implantação da Gestão de Qualidade.

https://doi.org/10.57148/bepa.2020.v.17.33941
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