Resumen
O presente estudo de caso visa apresentar como uma instituição pública da área da saúde pode elaborar diretrizes para um projeto de implantação da melhoria institucional, por meio da autoavaliação, com auxílio de ferramentas da gestão de qualidade. Esta é de grande importância dentro de uma organização, pois permite que sejam traçadas estratégias que possam resolver ou amenizar suas problemáticas. A Gestão de Qualidade vem ao encontro da grande necessidade de trazer para as organizações a estratégia de alcançar melhoria, chegando à excelência naquilo que desempenham, em toda parte da organização, ou seja, nas pessoas, nos departamentos, nos sistemas, no atendimento e consequentemente no resultado. A metodologia utilizada foi a qualitativa e de forma subjetiva foi apresentada a trajetória da busca pela implantação do projeto de melhoria institucional mediante a gestão de qualidade na Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, da Secretaria de estado da Saúde de São Paulo, com embasamento no instrumento de autoavaliação da Gespública 250 pontos, juntamente com as ferramentas da gestão de qualidade. São muitas as limitações e dificuldades enfrentadas por organizações que tentam implantar a gestão de qualidade e isso ocorre pela falta de conhecimento no assunto e falta de motivação, principalmente por parte dos gestores, que têm como uma de suas incumbências manter a equipe motivada. Uma organização é formada por pessoas que devem trabalhar com o foco na melhoria e busca constante da excelência, o que é possível com a implantação da Gestão de Qualidade.
Citas
2. FNQ - Modelo de Excelência da Gestão e seus Fundamentos. [acesso em 30 abr.2019]. Disponível em: http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelode-excelencia-da-gestao/fundamentos
3. Brasil. Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Publicado no Diário Oficial da União de 24.02.2005. [acesso em 30 mai.2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5378.htm
4. Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública; Prêmio Nacional na Gestão Pública – PQGF; Documento de Referência; Fórum Nacional 2008/2009/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Brasília: MP, SEGES, 2009. [acesso em 07 mai.2019]. Disponível em:
http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/forum_nacional_gp/documento_referencia2009_29abr.pdf
5. Burmester H. Gestão da Qualidade Hospitalar. 1.Ed. São Paulo: Série Gestão Estratégica de Saúde: Saraiva, 2013, PG 12
6. Cortella MS. Qual é a tua Obra?:Inquietações propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética. 25. Ed. Revista e Atualizada: Petrópolis, RJ: Vozes, 2017, PG 77
7. Bergue ST. Cultura e Mudança Organizacional. 2. Ed. Florianópolis: Departamento de Ciências de Administração/UFSC (Brasília): CAPES; UAB, 2012, PG. 64
8. Pereira GS. Pereira, S.S. A importância da Qualidade do Serviço na Gestão Hospitalar. Rev. Eletrôn. Atualiza. Saúde. Salvador, v.1, n1. Jan/jun/2015. Pg.113. [acesso em 29 abr.2019]. Disponível em: www.bibliotecaatualiza.com.br/arquivotcc/MES/MES17/PEREIRA-gildasio-sueli.PDF
9. Costa IC. Sistema de Gestão de Qualidade: Impulsionando a melhoria nos processos de uma Indústria Gráfica. 2014. Pg. 13. [acesso em 30 abr.2019]. Disponível em: www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2014_1_Inessa.pdf
10. Rutkowski J. Qualidade no Serviço Público – Um Estudo de Caso. G&P – Gestão & Produção.v.5, n.3, p.284-297, dez.1998. [acesso em 05 nov.2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a09v5n3
11. Dagnino RP. Planejamento estratégico governamental. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. 166p.: il. (p.83). [acesso em 08 mai.2019]. Disponível em: http://cegpm.virtual.ufpb.br/wpcontent/uploads/2013/07/PLANEJAMENTOESTRAT%C3%89GICOGOVERNAMENTAL.pdf
12. Francisco LL. Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa. (2011) [acesso em 08 mai.2019]. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/por-que-as-ferramentas-e-osmetodos-de-gestao-da-qualidade-sao-importantes-para-a-empresa/59103/
13. Periard G. Matriz Gut - Guia Completo.2011. [acesso em 12 ago.2019]. Disponível: http://www.sobreadministracao.com/matrizgut-guia-completo
14. CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Artigo Boa Práticas de Gestão – 14º Fórum de Boas Práticas – O melhor exemplo é de quem faz bem feito! [acesso em 07 mai.2019]. Disponível em www.cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=1139
15. Carvalho HC. Serviço Público: O cemitério da motivação? p. 129-152. [acesso em 07 mai.2019]. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=PlKZAwAAQBAJ&pg=PA129&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r#v=onepage&q&f=false
16. Superintendência de Controle de Endemias - Sucen – Apresentação da criação da SUCEN. [acesso em 30 mai.2020]. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controlede-endemias/apresentacao/sobre-a-sucen
17. Marconi MA; Lakatos EM. Fundamentos de metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.(p.65)
18. Sucen – Boas Práticas de Gestão na Sucen. Rev. Adm. Saúde - Vol. 18, Nº 70, jan. – mar. 2018). [acesso em 13 mai.2019]. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendenciade-controle-de-endemias/homepage/agenda/oficina-de-boas-praticas-de-gestao
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2020 Rosana Machado de Alcantara, Durval Lucas Jr